Sapato masculino para casamento

O casamento é um evento que exige trajes sociais e elegantes. É claro que os noivos, padrinhos e pais do casal precisam ser mais cuidadosos na escolha do visual, mas os convidados também devem estar adequadamente vestidos. As mulheres sempre têm mais opções em roupas e sapatos, porém hoje os homens também têm inúmeros modelos à sua disposição e é preciso saber como escolher os calçados para a cerimônia. Veja algumas sugestões de sapatos masculinos para casamento.

Exemplo de sapato para o noivo (Foto: Divulgação)

Sapatos para noivos, padrinhos e pais

A figura principal do casamento, dentre estes, é o noivo. Porém, os padrinhos e pais do casal também estarão no altar e é muito importante que a escolha dos sapatos seja adequada.

O sapato do noivo deve ser, antes de tudo, elegante e novo. Ao escolher o modelo, principalmente se já for usado, o noivo deve ter atenção com o estado do calçado, como um todo. O sapato, mesmo estando aparentemente bem conservado, pode ter um solado desgastado e isso seria muito constrangedor, no momento em que o homem se ajoelhar, diante dos olhos de todos.

O modelo clássico para o noivo é o liso, com cadarço fino. Ele pode ter pequenas costuras, detalhes feitos com laser ou brocados na pala, desde que não seja extravagante. Em eventos formais, o menos é sempre mais, no visual.

Em geral, os noivos optam por ternos escuros. Então, a cor ideal de sapato para o noivo é o preto. Um pouco de brilho também é bem vindo.

As mesmas dicas valem para o sapato dos pais dos noivos (principalmente o pai na noiva), que também são figuras importantes na cerimônia.

Dica de sapato para padrinhos (Foto: Divulgação)

O sapato dos padrinhos também deve ser clássico e elegante. Porém, eles têm um pouco mais de liberdade de uso. O modelo pode ser com cadarço ou sem. Os sapatos sem cadarço podem ser lisos ou com costuras e gravatas discretas (a gravata é aquele detalhe que fica no lugar no cadarço). A cor preta é sempre bem vinda, mas os padrinhos também podem usar sapatos em cor marrom escura, dependendo da cor do terno.

Sapatos para convidados

Convidados têm mais liberdade, para a escolha de modelos e cores (Foto: Divulgação)

Os convidados são os que têm maior liberdade, ao escolher sapatos para casamentos. Há quem prefira usar tênis e outros calçados esportivos, na ocasião, mas estes não são adequados.

Sapatos sociais masculinos podem ser encontrados em inúmeros modelos. Os padrinhos podem optar por aqueles com fivelas discretas, cadarços, gravatas e detalhes em costura menos discretos, porém não deve ser nada extravagante. É preciso que o calçado dialogue com as roupas, caso o convidado escolha um modelo em cores diferentes. Na dúvida, prefira solados menores, que deixam os pés mais discretos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply