Sapato boneca: dicas, como usar

Uma vitrine de sapatos sempre inspira paixões e amores à primeira vista. Uma infinidade de modelos, marcas e saltos são objetos de desejo feminino.…

Uma vitrine de sapatos sempre inspira paixões e amores à primeira vista. Uma infinidade de modelos, marcas e saltos são objetos de desejo feminino. As atualizações são constantes, mas existem os clássicos que nunca saem de moda e são sempre reinventados. É o caso do sapato boneca, que é feminino e delicado. Diversas estampas, materiais e saltos podem ser encontrados nesse tipo de calçado. Ficam lindos quando usados com vestidos leves e saias, e atraem as atenções para os pés. O calçado também recebe o nome de Mary Jane, em referência a um personagem de uma história em quadrinhos de Richard Outcault, publicada em 1902. O sapato, que remete a um estilo mais menininha, teve seu apogeu nos anos 1960, acompanhando vestidos e casacos.

Um pretinho básico, da Bebecê (Foto: divulgação)

O modelo vai bem com muitas roupas, até com shorts. Mas a parte de cima do visual não pode ser pesada. Prefira blusas ou camisetas com um estilo mais romântico. As bolsas grandes combinam. Os acessórios, brincos e colares, com detalhes delicados, complementam o look. Rendas e tecidos mais leves como tule e seda também assentam com esse tipo de calçado, assim como uma saia rodada ou evasê.

Um calçado para todas as ocasiões

Combinar o sapato com as roupas é uma atitude que vale, nesse caso, e até mesmo o contraste de cores. O calçado é também um scarpin de salto médio (a partir de quatro centímetros) a alto. Neste modelo, apenas o peito do pé aparece, pois o sapato é coberto na frente, dos lados e na parte de trás. Uma tira com uma fivela na lateral passa de um lado a outro do pé e os bicos são arredondados. No frio, use com meia calça. As meias de fios mais grossos, 40,60 e 80, além de esquentarem as pernas compõem um estilo mais casual.

Colorido com listras vermelhas, da Dijean (Foto: divulgação)

O sapato boneca cai bem para ir a uma festa, por ser clássico, e até para o dia a dia do trabalho. Em situações mais informais pode-se utilizá-lo com uma camiseta básica e calça jeans. A ressalva é para as calças de boca larga, que pedem sapatos de salto mais alto ou plataformas. Além do couro e da camurça, o sapato boneca feito de verniz está nas coleções de muitas marcas de calçados, que também inovam ao criar peças coloridas.

De salto alto e com detalhes de estampa de cobra, da Ramarin

Top