São Paulo pode ganhar praia de nudismo

Quem frequenta a praia Brava, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo (191 km da capital), sabe que a prática do naturismo pode…

Quem frequenta a praia Brava, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo (191 km da capital), sabe que a prática do naturismo pode ser praticada, mesmo que de modo informal. Porém, a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) tem intenções de oficializar esse destino como naturista, e mais, fazer com que a praia seja um local exclusivo para nudistas.

Leia mais sobre: Praias de nudismo / naturistas no Brasil

“Há uma tentativa nesse sentido. Por ela ser uma praia de surfistas, e de difícil acesso, muitos frequentadores já praticam o naturismo, mas nada oficial ainda”, disse o vice-presidente da FBrN, Marcelo Pacheco em entrevistas recentes sobre o assunto para alguns sites. A intenção de fazer com que São Paulo ganhe uma praia nudista existe há cerca de dois anos, período em que a federação tenta oficializar a Brava como área naturista.

Como funciona a praia Brava atualmente?

Por enquanto, os que vão passear pela praia Brava tem a opção de ficar com as roupas de banho, ou aderir a nudez sem repreensão (e muitos ficam totalmente sem roupa). No entanto, por não ter o título de praia nudista, se um turista sentir-se ofendido com a falta de roupa do outro, existe a necessidade de se vestir ou sair da praia se não concordar com a solicitação, que pode virar uma acusação de atentado ao pudor. Já nas oito praias nudistas onde a prática é regulamentada, só podem entrar pessoas que estejam nuas mesmo e que sigam as normas do código de ética da federação para que a boa convivência convivência.

Saiba mais sobre: Praias de nudismo no Brasil, dicas, locais

 

Segurança e perfil dos frequentadores são prioridades da FBrN

Para que São Paulo tenha a primeira praia de nudismo do estado é necessário que o perfil dos frequentadores mude através de um regulamento. “Mas, para uma praia se tornar naturista, o principal item é a segurança. Um grupo de adeptos deve assumir o controle de ética no local, orientando a todos que vão visitar sobre as regras do naturismo. Depois, o projeto pode ser aprovado pelo prefeito através de um decreto-lei ou através da Câmara de vereadores, por lei municipal, o que pode levar em média 30 dias”, afirmou Pacheco em entrevista com relação a segurança necessária para se ter banhista nus em uma praia.

Continuar Lendo  Vestidos tradicionais para debutantes: dicas, fotos

Praias de Nudismo no Brasil

Porto Alegre também terá uma praia de nudismo, mas ainda não foi decidido qual parte do litoral vai atender a esse perfil de usuário. Enquanto isso, os adeptos ao naturismo terão que se deliciar em uma das seguintes praias nudistas abaixo:

Espírito Santo
Barra Seca

Bahia
Massarandupió

Paraíba
Tambaba

Rio de Janeiro
Olho de Boi
Abricó

Santa Catarina
Galheta
Pedras Altas
Pinho

Top