São Paulo pode ganhar praia de nudismo

Quem frequenta a praia Brava, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo (191 km da capital), sabe que a prática do naturismo pode…

Por Élida Santos em 09/05/2013

Quem frequenta a praia Brava, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo (191 km da capital), sabe que a prática do naturismo pode ser praticada, mesmo que de modo informal. Porém, a Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) tem intenções de oficializar esse destino como naturista, e mais, fazer com que a praia seja um local exclusivo para nudistas.

Leia mais sobre: Praias de nudismo / naturistas no Brasil

“Há uma tentativa nesse sentido. Por ela ser uma praia de surfistas, e de difícil acesso, muitos frequentadores já praticam o naturismo, mas nada oficial ainda”, disse o vice-presidente da FBrN, Marcelo Pacheco em entrevistas recentes sobre o assunto para alguns sites. A intenção de fazer com que São Paulo ganhe uma praia nudista existe há cerca de dois anos, período em que a federação tenta oficializar a Brava como área naturista.

Como funciona a praia Brava atualmente?

Por enquanto, os que vão passear pela praia Brava tem a opção de ficar com as roupas de banho, ou aderir a nudez sem repreensão (e muitos ficam totalmente sem roupa). No entanto, por não ter o título de praia nudista, se um turista sentir-se ofendido com a falta de roupa do outro, existe a necessidade de se vestir ou sair da praia se não concordar com a solicitação, que pode virar uma acusação de atentado ao pudor. Já nas oito praias nudistas onde a prática é regulamentada, só podem entrar pessoas que estejam nuas mesmo e que sigam as normas do código de ética da federação para que a boa convivência convivência.

Saiba mais sobre: Praias de nudismo no Brasil, dicas, locais

 

Segurança e perfil dos frequentadores são prioridades da FBrN

Para que São Paulo tenha a primeira praia de nudismo do estado é necessário que o perfil dos frequentadores mude através de um regulamento. “Mas, para uma praia se tornar naturista, o principal item é a segurança. Um grupo de adeptos deve assumir o controle de ética no local, orientando a todos que vão visitar sobre as regras do naturismo. Depois, o projeto pode ser aprovado pelo prefeito através de um decreto-lei ou através da Câmara de vereadores, por lei municipal, o que pode levar em média 30 dias”, afirmou Pacheco em entrevista com relação a segurança necessária para se ter banhista nus em uma praia.

Praias de Nudismo no Brasil

Porto Alegre também terá uma praia de nudismo, mas ainda não foi decidido qual parte do litoral vai atender a esse perfil de usuário. Enquanto isso, os adeptos ao naturismo terão que se deliciar em uma das seguintes praias nudistas abaixo:

Espírito Santo
Barra Seca

Bahia
Massarandupió

Paraíba
Tambaba

Rio de Janeiro
Olho de Boi
Abricó

Santa Catarina
Galheta
Pedras Altas
Pinho

Top