São Joaquim, a cidade mais fria do Brasil

Ver de perto a neve é o sonho de muitas pessoas. No entanto, não é necessário viajar até outros países para conferir essa maravilha…

Ver de perto a neve é o sonho de muitas pessoas. No entanto, não é necessário viajar até outros países para conferir essa maravilha da natureza. De acordo com o que acontece na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, em todos os anos isso pode ser visto. Eleita a cidade mais fria do Brasil, São Joaquim oferece um espetáculo de inverno, todos os anos. Saiba mais.

A cidade mais fria do Brasil

São Joaquim se localiza a 1360 metros de altitude e conta com uma população de, aproximadamente, 25 mil habitantes. Até 1970, sua economia era baseada na pecuária. A partir daí, porém, o cultivo de frutas típicas de clima temperado tomou impulso. Dentre elas, a maçã é a que mais se destaca, sendo responsável pela Festa Nacional da Maçã de São Joaquim, que acontece a cada dois anos no município, atraindo milhares de turistas. Mas tal festa não é a única atração da cidade. Com clima que lembra a Europa, São Joaquim é tomada por temperaturas baixíssimas no inverno. Os termômetros já chegaram a marcar -10ºC! O mês mais gelado é julho, quando, geralmente, as geadas são muito intensas, ocorrendo também a queda de neve.

Em invernos intensos, até mesmo as cachoeiras da cidade ficam congeladas – uma das atrações do Turismo Ecológico de São Joaquim. Muitos turistas também gostam de visitar a cidade, devido à sua riqueza étnica. São descendentes de portugueses, africanos, alemães, italianos e japoneses. Toda essa riqueza de culturas se reflete na estrutura do município e em suas atrações turísticas.

Viajar para São Joaquim – SC

O roteiro de viagem para São Joaquim não pode deixar de fora as atrações naturais que o município oferece. A trilha ecológica Snow Valley, por exemplo, leva os visitantes a passeios por entre xaxins, cascatas, samambaias, pontes rústicas, pinheiros e bragatingas, sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas.

Continuar Lendo  Pacote de viagem, lua de mel Porto Seguro CVC

Vale destacar, também, o Parque Nacional de São Joaquim, a Serra do Rio do Castro, seus rios e corredeiras. Os campos e vale da cidade são outras opções para passeios agradáveis, de onde se avistam taipas (muros de pedras que os dividem). Bares, restaurantes e hotéis aconchegantes não faltam, na cidade mais fria do país. As opções são inúmeras, tanto na zona urbana, quanto na rural. Os estabelecimentos possuem equipamentos adequados para que seus visitantes se sintam aquecidos e aconchegados, saboreando comidas caseiras deliciosas. Para finalizarmos, quem viajar para São Joaquim não pode deixar de experimentar seus bons vinhos, que têm se destacado até mesmo internacionalmente.

Top