São João de Caruaru

O São João de Caruaru já começou! Portanto, quem deseja se divertir com a típica festa junina do Nordeste, deve seguir viagem rumo ao…

Por Redacao em 18/06/2015

O São João de Caruaru já começou! Portanto, quem deseja se divertir com a típica festa junina do Nordeste, deve seguir viagem rumo ao agreste pernambucano. O evento, que está acontecendo desde o dia 30 de maio, reúne apresentações de danças, shows ao vivo e muitas outras atrações.

São João de Caruaru. (Foto: Divulgação)

Neste mês das festas juninas o que não falta são destinos para curtir as melhores festas em todo o país, sobretudo, na região norte e nordeste. Os grandes centros urbanos, como capitais da região sudeste e sul, também cultivam estas festas que homenageiam a três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Um dos destinos para uma boa festa junina é em Caruaru em Pernambuco, que, aliás, disputa com Campina Grande como o maior São João do planeta. Por conta dessa disputa cultural é que a cada ano Caruaru está presenteando os seus moradores e turistas com uma festa cada vez mais organizada e repleta de atrações.

Leia mais: Festa Junina em Campina Grande 2015

São João de Caruaru

Caruaru é a capital do forró. (Foto: Divulgação)

Para este ano de 2015, a festa promete mais de 30 dias de muita música, entretenimento com as quadrilhas e uma infinidade de atrações. Em Caruaru, a festa que ocorre no coração da cidade e encanta pelas exposições culturais nas barracas de arte popular, através do artesanato, literatura de cordel, comidas gigantes e pratos indispensáveis.

Comidas típicas

Entre os pratos do cardápio do São João de Caruaru estão às seguintes iguarias: Arroz doce, canjica, pamonha, Xerém, pé de moleque, bolo de fubá, cuscuz, milho cozido, pipoca doce e salgada, tareco e mariola, quentão, entre muitas outras comidas típicas. Em todos os distritos e povoados dá região de Caruaru haverá festas e serão um espetáculo à parte as muitas fogueiras acesas em frente às casas e as pessoas nas portas esperando uma visita de alguém para se congratularem e alimentarem juntos. Esse tipo de tradição das famílias nordestinas persiste mesmo nos dias atuais em que parece ser difícil ver uma baita fogueira acesa em frente à casa de alguém para festejar na festa de São João.

Veja também: Festa Junina em Pernambuco 2015 – Programação de Shows

Shows musicais

Wesley Safadão é um dos destaques da programação. (Foto: Reprodução/Dayvison Nunes)

São muitas atrações musicais que farão o povo de Caruaru e os milhares de turistas que visitam a cidade anualmente caírem no forró. A programação se estende de 30 de maio a 29 de junho. Entre os artistas que se destacam, estão: Dorgival Dantas, Wesley Safadão, Banda Calypso, Zeze di Camargo e Luciano, Aviões do Forró e Mastruz com Leite. A programação de shows também conta com artistas regionais.

Para quem vai a Caruaru curtir o São João, uma boa dica é navegar pelo site oficial da festa acessando o site Caruaru. Nesta página você encontrará guia turístico, saberá quais melhores hotéis, praças de alimentação, saberá o que ocorre no pátio do forró, local onde se concentram às festas de artistas principais.

Um dos lugares mais indicados no São João de Caruaru é o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, que traz atrações nacionais e regionais para animar o público. Vale lembrar que no apogeu das bandas de forró eletrônico, o destaque fica por conta dos músicos de forró pé de serra com um zabumba, triângulo e o acordeom.

Viagem para Caruaru

Além de shows, a festa tem quadrilha e atrações culturais. (Foto: Divulgação)

O serviço de hotelaria foi totalmente capacitado e ampliado para receber os turistas que veem de várias partes do mundo, proporcionando assim uma melhor estadia. Entre as opções estão pousadas próximas ao pátio do forró, local onde ocorrem os principais eventos, assim fica mais acessível o deslocamento até a praça principal e os locais de maior entretenimento. Em relação à segurança, este ano foi ampliado o serviço de policiamento, possibilitando ao turista um tráfego pela cidade sem o risco de ser assaltado, aliás, este índice é relativamente pequeno e quase não se houve casos deste tipo de ocorrência.

É aconselhável que para as pessoas que desejam viajar para Caruaru nestas festas juninas sejam feitas reservas com antecedência para não ocorrer de todos os hotéis estarem lotados. Mas, caso ocorra este tipo de transtorno, existem muitas pousadas espalhadas pelos distritos, que oferecem excelentes serviços de hospedagem, acima de tudo, com a sensação de estar em casa. Portanto, aproveite e curta o melhor São João do nordeste em Caruaru.

Saiba mais: Melhores Festas Juninas do Brasil

E aí? Você está pronto para aproveitar o São João de Caruaru? Escolha os seus shows prediletos e marque presença em uma das maiores festas juninas do país.

 

Top