Sangue no ouvido: O que pode ser, Causas e Tratamento

Sangue no Ouvido: O que pode ser, Causas e Tratamento. Essas informações são bastante importantes e devem ser do conhecimento de todos, já que…

Por Andre em 27/05/2015

Sangue no Ouvido: O que pode ser, Causas e Tratamento. Essas informações são bastante importantes e devem ser do conhecimento de todos, já que o sangramento no ouvido pode ser o sinal de algum problema mais grave.

Sangue no ouvido: O que pode ser, Causas e Tratamento (Foto Ilustrativa)

Geralmente, o sangue saindo do ouvido está relacionado a alguma lesão no canal do ouvido ou no tímpano. Quando isso acontece, é comum que o sangramento esteja acompanhado de sintomas como diminuição da audição, zumbido, dor de cabeça, tonturas e até enjoos e vômito.

Mas além dessa, há ainda várias outras possíveis causas para a presença de sangue no ouvido. Quer saber quais são elas? Então, não deixe de conferir as informações a seguir.

Pontadas na cabeça: o que pode ser

Sangue no Ouvido: O que pode ser, Causas e Tratamento

O uso de cotonetes, canetas, grampos e outros objetos pontiagudos pode causar sangramento no ouvido (Foto Ilustrativa)

Entre as outras causas de sangramento no ouvido, o problema também pode estar relacionado a uma pancada forte na cabeça, infecção, malformação de vasos sanguíneos, tumores e lesões no couro cabeludo (fazendo com que o sangue escorra para o ouvido).

Há ainda a possibilidade de que o sangramento aconteça devido a fratura do crânio, otite (inflamação do ouvido), ferimento causado pelo uso indevido de objeto pontiagudo (como grampo ou cotonete) e até mesmo pelas variações muito grandes da pressão atmosférica, ocorridas durante voos, mergulhos e exposição súbita a explosões (ou outros barulhos muito intensos).

A hemorragia também pode estar relacionada a vários outros fatores, como otite, tímpanos rompidos, pancada forte na cabeça e exposição súbita a explosões (Foto Ilustrativa)

Otite: o que é, como tratar?

Ou seja, as causas da otorragia, como também é conhecida a hemorragia interna exteriorizada que acomete o canal do ouvido, pode estar relacionada a diferentes fatores. Assim, o tratamento para sangramento no ouvido vai variar de acordo com o que o causou o problema.

Nos casos de infecções, por exemplo, o tratamento incluirá o uso de antibióticos, enquanto nas situações de tímpanos rompidos, normalmente eles se curam por conta própria.

O que fazer quando há sangramento no ouvido

O tratamento para sangramento no ouvido só pode ser indicado após diagnóstico feito pelo médico (Foto Ilustrativa)

O que fazer quando há sangue no ouvido? Primeiramente, mantenha a calma e faça a limpeza externa do sangramento com cuidado. Logo em seguida, é fundamental procurar o serviço médico, o mais rápido possível, principalmente quando há suspeita de algo mais grave.

Hemorragias: conheça os tipos e como cuidar

A partir da análise do profissional de saúde, será feito o diagnóstico e indicado o melhor tratamento para a hemorragia no ouvido, de acordo com aquele caso.

Top