Sandália: como escolher de acordo com a ocasião

As mulheres adoram sandálias. Elas deixam o look elegante, dão frescor aos pés e os tornam ainda mais femininos. Há quem prefira calçados mais…

Por Editorial MDT em 08/01/2013

As mulheres adoram sandálias. Elas deixam o look elegante, dão frescor aos pés e os tornam ainda mais femininos. Há quem prefira calçados mais fechados, devido a inúmeros motivos. Entretanto, uma sandália bonita e confortável dá outra cara ao visual. Existem incontáveis modelos, no mercado e, a cada estação, surgem inúmeros outros, com características próprias do momento. Quem gosta de se vestir, de acordo com a moda, não perde tempo e já corre atrás de seu exemplar. Contudo, é válido saber julgar se este ou aquele modelo de sandália é adequado às ocasiões nas quais se pretende usá-lo.

Muitas vezes, uma sandália simples torna-se mais elegante, pois está adequada à ocasião (Foto: Divulgação)

Existem sandálias baixas, altas, mais abertas ou fechadas, com ou sem brilhos e outros detalhes mais chamativos, sandálias de salto fino, salto médio, etc; enfim, as opções são inúmeras e, muitas vezes, as mulheres acabam tendo dúvidas, quanto à adequação de cada uma delas às ocasiões. Por isso, selecionamos algumas dicas para não errar, na hora de escolher sandálias, para diferentes situações. Veja como.

Sandálias para o dia a dia

Um bom exemplo para o dia a dia, em caso de preferência por calçados mais fechados (Foto: Divulgação)

No dia a dia, é primordial dar preferência ao conforto e à discrição. Salvo ocasiões especiais, como festas, encontros e outros semelhantes, para os quais a mulher costuma caprichar mais no visual, modelos de sandálias mais baixas e confortáveis são necessários. Se a intenção é usar sandálias para o trabalho, então é preciso observar o que é exigido, no local. Para funções em que não se exige sofisticação, vale a pena apostar em sandálias simples, com saltos baixos, médios ou do tipo anabela, que costumam não causar incômodo. Já para ambientes mais exigentes, deve-se apostar em sandálias mais finas, porém discretas, com saltos maiores. Tudo depende do que é exigido, na profissão. Da mesma forma, frequentar escolas e afins torna-se muito mais aproveitável, quando se usam sandálias que não machuquem os pés. Deve-se dar preferência a modelos mais simples, com saltos baixos.

Sandálias para a noite

Alguns exemplos de sandálias para ocasiões noturnas (Foto: Divulgação)

Geralmente, as mulheres gostam mais de sandálias com salto, para ocasiões noturnas. No entanto, reuniões em locais informais aceitam modelos mais baixos e simples. Vale a pena apostar em sandálias com brilhos discretos, combinadas com roupas mais despojadas, no caso de um cineminha ou um bar, com os amigos. Já as sandálias para ocasiões formais necessitam de mais sofisticação. Um casamento, por exemplo, é um evento que exige modelos mais elegantes, com brilhos e outros detalhes diferentes. Se, por outro lado, a roupa já contiver muitos adornos, a dica é apostar numa sandália de salto alto e fino, porém discreta, para equilibrar o look.

Na dúvida, é válido considerar que ocasiões diurnas dispensam sandálias com saltos muito altos ou brilhos. Já as noturnas aceitam mais adornos, porém não se pode exagerar, caso os ambientes sejam informais. As sandálias para casamento ou outros eventos formais merecem mais adornos, porém o calçado deve estar em equilíbrio com as roupas.

Veja como combinar: Vestido e sandália de festa: como combinar, dicas

Confira exemplos para o dia a dia: Sandálias de salto baixo: modelos, dicas, fotos

Top