Samsung e Visa firmam parceria para pagamentos móveis

A Samsung firmou uma parceria com a Visa para oferecer serviços de pagamento móvel. O anúncio foi feito na última segunda-feira (25), em São…

A Samsung firmou uma parceria com a Visa para oferecer serviços de pagamento móvel. O anúncio foi feito na última segunda-feira (25), em São Francisco.

A Visa se tornou parceira da Samsung para incentivar o pagamento móvel. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Pagamento móvel: operadoras fecham parcerias com bancos

A nova plataforma de pagamento móvel

A aliança entre Samsung e Visa promete acelerar a implantação dos pagamentos móveis no mundo. As instituições financeiras que estão interessadas em aderir à modalidade podem trabalhar com o Visa Mobile Provisioning Service.

A Plataforma da Visa, quando instalada em um aparelho da Samsung com tecnologia NFC (Near Field Communication), permite a comunicação entre o dispositivo e o terminal de pagamento.

O Visa Mobile promete criar domínios seguros de armazenamento para os dados bancários. A partir da próxima linha da Samsung, acredita-se que todos os dispositivos serão equipados com um chip compatível e com o aplicativo Visa payWave.

O aplicativo Visa payWave funciona com a tenologia NFC. (Foto:Divulgação)

Através do Visa payWave, o consumidor pode fazer o pagamento móvel simplesmente aproximando o celular do equipamento de leitura. No entanto, para que o sistema funcione, é necessário que o dispositivo móvel seja habilitado com tecnologia NFC.

De acordo com as informações da ABI Research, uma empresa de pesquisa, tudo indica que até 2017, cerca de 1,9 bilhão de celulares serão equipados com a tecnologia NFC.

Antes que a Visa aposte todas as suas fichas na tecnologia NFC, é fundamental que a Samsung coloque no mercado aparelhos com o recurso e os principais bancos adotem o sistema de segurança, para que os clientes não corram riscos ao realizar as operações.

Sobre o pagamento móvel

Se a tecnologia continuar avançando como se espera, o cartão de crédito tradicional está com os dias contados. Isso acontece porque as bandeiras de cartões tendem a criar softwares capazes de se comunicar com a tecnologia NFC dos smartphones, como é o caso do Visa payWave.

Leia Também:  TV por Assinatura NET

Segundo o diretor global de produtos da Visa, a tecnologia NFC é como o GPS e o MP3, pois o preço tende a baixar e se popularizar. No entanto, vai demorar um pouco para que o recurso se transforme em uma tendência no mercado.

A tecnologia NFC ainda levará um tempo para se popularizar. (Foto:Divulgação)

Além da Visa, outras bandeiras de cartão de crédito também estão se preparando para dominar o mercado de pagamento móvel, como é o caso da Mastercard. A empresa já trabalha com o serviço MasterPass, que permite pagar as contas apenas escaneando o código de barra e criando um recibo digital. A ‘carteira digital’ também é uma solução da Mastercard, pois armazena dados pessoais de pagamento no celular.

O pagamento móvel funciona de forma muito simples: o cliente compra, aproxima o celular do terminal para pagar, digita a senha e a máquina conclui a transação. Só no Brasil, já existem 220 mil terminais preparados para receber pagamentos móveis.

Veja também: Novas formas modernas de pagamento

Top