Salto fantasma: saiba mais

Imagine que você está numa festa, bebericando um delicioso drink. De repente, você vê uma mulher que passa, usando um par de sapatos bem…

Por Editorial MDT em 22/03/2013

Imagine que você está numa festa, bebericando um delicioso drink. De repente, você vê uma mulher que passa, usando um par de sapatos bem altos que, porém, não têm saltos. A mulher continua andando e parece não fazer esforço algum para se equilibrar. Mas, onde estão os saltos dos sapatos dela? Então, você pode começar a pensar que é melhor deixar o drink de lado, pois está fazendo você ver coisas surreais. Calma; não é isso. Essa mulher que você viu é fashion e está usando um sapato com salto fantasma.

Modelo de salto fantasma, adornado com spikes (Foto: Divulgação)

O que é salto fantasma

O salto que existe e não existe foi nomeado fantasma, justamente por isso. Quem o inventou foi um criativo designer japonês, chamado Noritaka Tatehana. Ele faz parte de um grupo contratado pela cantora Lady Gaga (o Haus of Gaga) especialmente para criar seus looks, que tanto causam polêmica. Ela foi, portanto, a primeira pessoa a aparecer com estes “saltos”. As versões de Lady Gaga, é claro, são mais do que chamativas. São, na verdade, quase inacreditáveis. Alguns pares da cantora chegam a medir 25 cm! Um deles foi responsável por um tombo da artista. Mesmo assim, ela desistiu. O salto fantasma de Lady Gaga foi usado em inúmeras outras versões de seus calçados: com brilho, sem brilho, em modelo de bota, etc.

Hoje, existem muitos modelos de calçados com salto fantasma (Foto: Divulgação)

Modelos de salto fantasma

O conceito do salto fantasma de Lady Gaga foi adaptado por outras marcas de calçados, que passaram a fabricar suas próprias versões. Tais versões se constituem em modelos mais “usáveis”. Mesmo assim, o salto fantasma é algo que, ao ser observado, chega a causar agonia em algumas pessoas. Tem-se a impressão de que a mulher vai cair. No entanto, quem os usa garante que não. Basicamente, o sapato é feito com uma meia pata bem grande e estruturada, que é a responsável pelo equilíbrio dos pés. Todo o seu peso fica na parte da frente do calçado, dispensando um salto, tal como o conhecemos. Os modelos de salto fantasma, hoje, são bastante variados.

O tamanho da meia pata é responsável pelo equilíbrio e compensa a falta de salto (Foto: Divulgação)

Existem sandálias e botas com salto fantasma, peep toes e outros modelos. Alguns não são tão extravagantes, nem muito altos, sendo possível usá-los de forma bem bacana na produção. Porém, o caráter chamativo dos calçados é inevitável. Quem quer experimentar essa maravilha fashion deve estar ciente disso. E então? Você usaria?

Veja algumas fotos de outros modelos estranhos: Modelos curiosos de sapato – fotos

Confira algumas informações sobre a polêmica cantora: Curiosidades sobre Lady Gaga

Top