Salário líquido: o que é?

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar em salário líquido? Atualmente os salários são conhecidos como salário bruto e salário líquido.

O salário líquido basicamente é o valor que o trabalhador de fato vai receber por exercer seu trabalho em uma empresa. Esse valor já considera os descontos como INSS e o imposto de renda que são obrigatórios. Os demais valores dependem dos benefícios dados pela empresa para os trabalhadores.

Esses benefícios podem ser os seguintes:

PUBLICIDADE
  • Vale alimentação;
  • Vale transporte;
  • Plano de saúde;
  • Outros benefícios.

É fundamental como trabalhador, dar a devida atenção a todos os descontos que são feitos do salário bruto. O salário bruto é aquele cujo valor é o mesmo que tem na carteira de trabalho. 

Isso serve para que saiba quais valores estão sendo cobrados e se estão realmente corretos. É importante lembrar também que os descontos como imposto de renda e INSS podem variar, indo de acordo com o salário bruto do trabalhador.

Neste conteúdo você vai entender o que é o salário líquido, como ele é calculado, quais benefícios oferecidos pela empresa podem ser descontados e muito mais. Continue lendo para conferir.

O que é o salário líquido?

O salário líquido é o dinheiro que o trabalhador vai receber após serem descontados todos os benefícios e valores obrigatórios do salário bruto. O salário bruto é aquele que consta na carteira de trabalho do empregado.

PUBLICIDADE
O que é o salário líquido?
Fonte/Reprodução: original.

A dúvida muito levantada é o motivo das empresas informarem o salário bruto na carteira de trabalho e não o valor que o trabalhador de fato vai receber. A resposta para isso é que existem descontos obrigatórios como o da Previdência Social (INSS) e o Imposto de Renda (IRRF). Esses valores devem ser considerados assim como os benefícios que a empresa oferece para o empregado.

Como o salário líquido é calculado?

Devido às regras do mercado de trabalho, o valor total descontado e até mesmo todas as informações que estão no contracheque da empresa podem de fato confundir o empregado.

Por isso, é muito importante ter acesso ao modo que o salário líquido é calculado para não gerar confusão. Confira abaixo:

  1. Em uma calculadora de salário líquido informe seu salário bruto;
  2. Preencha com o número de dependentes;
  3. Indique todos os descontos;
  4. Calcule tudo.

Não é difícil fazer todo o cálculo. Atualmente é possível contar com ferramentas online para calcular o salário líquido. Com uma rápida pesquisa no Google ou em outra ferramenta de pesquisa, é possível encontrar uma calculadora de salário líquido.

Outra maneira simples de calcular o salário líquido é subtrair todos os descontos do salário bruto que foi acordado. Isso inclui os descontos obrigatórios que são do INSS e IRRF.

PUBLICIDADE

O que é descontado do salário líquido?

O IRRF (Imposto de Renda) é retido direto da fonte. Ele é descontado diretamente do salário bruto, porém, esse valor não corresponde ao total que precisa ser pago aos cofres públicos. 

O que é descontado do salário líquido?
Fonte/Reprodução: original.

Por isso, ao fazer a declaração de imposto de renda, o trabalhador deve informar que já fez sua contribuição além das demais informações. Dessa maneira será possível descobrir se precisará fazer algum pagamento.

Além disso, outros descontos do salário líquido são o do INSS (Previdência Social) que é outro pagamento obrigatório e alguns demais benefícios dados pela empresa aos trabalhadores.

Quais os benefícios que podem ser descontados do salário líquido?

Sabemos que o salário líquido é o valor total que o empregado vai receber após o desconto de todos os impostos e alguns benefícios. Confira abaixo quais são os benefícios que podem ser descontados do salário líquido.

  • Auxílio transporte;
  • Auxílio alimentação;
  • Plano de saúde;
  • Previdência Social;
  • Outros benefícios.

Isso vai depender dos benefícios que a empresa oferece e o valor total deles.

Assim, você já está ciente do que é o salário líquido, o que pode ser descontado e qual a diferença entre ele e o salário bruto, por isso sempre fique atento ao seu contra-cheque para verificar se todas as informações e descontos estão corretos, e caso não esteja, procure o setor responsável em seu local de trabalho.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.