Salão de Frankfurt 2011 começa dia 13

O Salão de Frankfurt desse ano abre suas portas nesta terça-feira (13) trazendo para seus visitantes um mundo totalmente futurista. É esse o objetivo…

O Salão de Frankfurt desse ano abre suas portas nesta terça-feira (13) trazendo para seus visitantes um mundo totalmente futurista. É esse o objetivo básico de todas as montadoras que estarão presentes no evento mais importante de exposição automobilística.

A cidade onde ocorre o evento não podia ser melhor escolhida. Pertencente a Alemanha, Frankfurt é conhecida pelos habitantes apaixonados por carros, sem mencionar as estradas impecáveis, os táxis Mercedes-Benz e a tradição do desenvolvimento de automóveis de alta tecnologia. É neste glorioso e belíssimo cenário que o mundo irá conhecer as maravilhas que daqui algum tempo estarão percorrendo nossas ruas.

O futurismo vai ser alcançado a partir do grande nível de tecnologia investida nos modelos. É partir da tecnologia que as montadoras esperam reestruturar o conceito de mobilidade.

Em plena crise europeia o evento tenta mostrar que esse “probleminha” não é bem-vindo dentro do salão. Os principais conceitos abordados para acabar com o pensamento no presente e elevar a imaginação ao futuro são: conectividade, tecnologia ‘ultra’ e tecnologia elétrica. Para quem não conhece, tecnologia ‘ultra’ corresponde a materiais mais leves e motores menores, porém mais potentes.  A tecnologia elétrica abre porta para os carros elétricos, que atualmente é o que mais se discute na Europa. De acordo com o consultor José Rinaldo Caporal Filho há muito mais sentido os carros elétricos na Europa do que nos Estados Unidos, em decorrência das distâncias serem mais curtas e os carros menores e mais leves. Com isso as montadores trazem para o público seus modelos compactos e elétricos, buscando atender as necessidades e tendências europeias.

Os novos modelos trazem novas tecnologias e conceitos, visando a combinação de sustentabilidade e modernidade. A Audi, por exemplo, preparou uma pista para testes para o salão. A montadora também possuirá pela primeira vez um pavilhão inteiro para si, como forma de comemoração dos 101 anos de história. A empresa diz trazer para mercado no futuro próximo carros com sistemas avançados que auxiliam na condução e modelos com tração 100% elétrica. Em destaque a Audi apresenta o conceito A2, que é elétrico, o lançamento do novo modelo A8 e da Linha “S”, que contém S6 Limousine, S6 Avant, S7 e S8. Em exposição também estarão os carros: A5 Coupé, o A5 Cabriolet, o S5 Coupé, o S4, o i A8 W12, o Q3, o RS3 e o TTR S – todos eles previstos para chegarem ao Brasil.

Leia Também:  Lojas Americanas

A Volkswagen é a outra marca alemã que também possuirá um pavilhão. O foco da empresa será na apresentação da nova geração Beetle – que já foi lançada na Europa e tem previsão para chegar ao Brasil entre 2012 e 2013. O lançamento do compacto Up! também será um destaque da empresa.

A luxuosa Mercedes traz inúmeros modelos para exposição no Salão de Frankfurt. O principal destaque tecnológico é o novo F 125 que chega para mostrar que um veículo de luxo também pode estar livre de emissões no futuro. As novas classes B, M, SLS AMG Roadster, SLK 55 AMG e C63 AMG Coupé Black Series também estarão presentes e de acordo com o diretor de vendas e pós-vendas da montadora no país, Dimitris Psillakis, os modelos logo chegarão ao nosso mercado.

A outra marca de luxo, BMW, tem em destaque a versão final do M5 Concept que possui um motor V8 bi-turbo, evolução do V8 4.4 bi-turbo com 555 cavalos de potência e 69,3 kgfm de torque máximo. A montadora informou que já possui lançamentos para o mercado brasileiro em 2014, com os modelos i3 e i8.

Agora basta esperarmos para conhecer essas belíssimas obras-primas que farão que público fique de queixo caído nesta terça-feira. Foram contabilizadas no total 89 estreias das montadoras mundiais. Vale lembrar que o Salão de Frankfurt 2011 não traz apenas carros, mas também motocicletas e até bicicletas.

Mais informações em breve.

Top