Sala decorada com madeira: dicas, sugestões

Na área de convivência do imóvel, a sala se destaca como o principal ambiente. Ela precisa cumprir com a sua proposta de conforto, aconchego…

O painel de madeira deixa a sala moderna, confortável e aconchegante.

Na área de convivência do imóvel, a sala se destaca como o principal ambiente. Ela precisa cumprir com a sua proposta de conforto, aconchego e recepção. Como o próprio nome do cômodo já diz,  ela  deve ser um lugar prazeroso de ‘se estar’.

A sala normalmente começa a ser decorada com a escolha do sofá, cujo modelo ideal é condizente com o tamanho do espaço disponível e com a estética dos demais elementos. O sofá aparece como ponto focal da decoração porque ele é o grande responsável por acomodar moradores e visitantes em um momento de descanso.

Na hora de planejar a decoração, também é importante considerar os materiais que valorizam o estilo predominante. Entre todas as possibilidades existentes no mercado, vale salientar a força da madeira, capaz de acrescentar elegância, charme e durabilidade ao principal ambiente de convívio.

Vantagens da madeira na decoração

Normalmente a madeira é inserida no cômodo através dos móveis, mas existem outras formas de aproveitar os benefícios da sua estética e funcionalidade. O material pode ser usado para criar estruturas modernas ou mesmo resgatar traços de uma mobília antiga, tudo vai depender da ideia defendida na decoração.

O uso da madeira para decorar consegue deixar a sala mais aconchegante, sofisticada e convidativa. Dependendo do tratamento do material, as peças são capazes de exaltar o estilo rústico, explorando toda a rusticidade que existe na sua estética. Quem deseja destacar o paisagismo dentro da sala também pode explorar os elementos de madeira, combinando-os com o verde dos arbustos e folhagens.

Quando inserida na decoração, a madeira agrega ao ambiente algumas funcionalidades. Devido a sua capacidade de isolamento térmico e acústico, o material transforma a sala de estar em um refúgio de tranquilidade e acolhimento. Esta característica funcional se torna evidente quando a madeira se transforma em revestimento vertical ou horizontal.

Leia Também:  Criança com língua presa: o que fazer

Outra vantagem que está associada à madeira é a capacidade de combinar aos outros tipos de materiais, como pedras e vidro. Ela possui ainda potencial para atuar no visual do ambiente em parceria com cores vibrantes ou mais discretas. Para que a madeira não seja considerada algo previsível e monótono, vale lembrar que variam quanto à textura, tom, acabamento e outras características estéticas.

Ideias para decorar sala com madeira

Atmosfera clássica e rústica reforçada com a presença da madeira.

Móveis
Para reforçar o estilo rústico e fortalecer a ideia de ‘natural’, é recomendado adotar móveis de madeira de demolição ou peças com uma estética mais agressiva. No caso de uma decoração moderna, dá para explorar uma mobília trabalhada e tratada, considerando até mesmo a possibilidade de estrutura planejada.

Painéis
Os painéis são sempre bem-vindos na decoração da sala, principalmente quando eles integram a estrutura de uma TV com tela fina. Eles também podem atuar no ambiente como elemento diferenciado, sendo responsável pelo acabamento de uma parede, por exemplo.

Revestimento
Além dos painéis que revestem as paredes, é possível também adotar um carpete ou piso de madeira para tornar mais relevante à presença do material no espaço. Outra sugestão de revestimento horizontal é o piso laminado, que imita a estética da madeira.

A madeira aparece no piso e no painel da sala.

Aproveite as dicas e use madeira para decorar a sala.

Top