Saindo Da Garagem: Concursos De Bandas Iniciantes

Uma banda que está iniciando a trajetória no mundo da música precisa saber como se comportar para obter sucesso. Sair da garagem para construir…

Uma banda que está iniciando a trajetória no mundo da música precisa saber como se comportar para obter sucesso. Sair da garagem para construir uma carreira não é tarefa tão simples como parece, antes de tudo recomenda-se ter uma boa proposta e utilizar todos os canais possíveis para a divulgação no trabalho.

O início da carreira musical é sempre muito conturbado, isso porque a área é muito concorrida e fica complicado satisfazer as expectativas do público. Ganhar visibilidade na mídia representa um grande desafio, principalmente para quem não tem conhecidos no meio artístico. Outra questão que costuma dificultar a trajetória da banda é o investimento e tempo para se dedicar.

Sugestões para bandas iniciantes

Algumas recomendações são importantes para as bandas que estão com planos de sair da informalidade e buscar novas experiências no cenário musical. Os produtores destacam a importância do talento artístico e originalidade no trabalho, ou seja, não basta à banda reproduzir ou copiar aquilo que já está saturado no mercado. Recomenda-se estabelecer suas influências, mesclar estilos e ter conteúdo artístico.

Os músicos iniciantes precisam ter uma atitude inovadora, tanto no que diz respeito ao trabalho como formas de divulgação. É necessário surpreender o público com um repertório diferenciado e se adequar ao novo sistema de comercializar músicas. Um veículo decisivo para a divulgação de bandas iniciantes é a internet.

Todo início de carreira é mesmo conturbado, por isso os integrantes da banda precisam buscar uma relação harmônica e entrosamento. As redes sociais representam uma ótima forma de promover o trabalho musical, então vale apostar na criação de um Twitter e Facebook. Outro recurso que costuma fazer a diferença na divulgação é o My Space, uma rede muito usada pelas bandas independente e até mesmo aquelas que já possuem certa fama.

Leia Também:  As Bandas do Primeiro Dia de Rock in Rio 2011

Ao montar um canal de vídeos no Youtube, a banda iniciante também aumenta as suas chances de ganhar visibilidade na internet. Um exemplo dessa proposta é a “Banda Mais Bonita da Cidade”, que postou um clipe bem elaborado de uma música chamada “Oração” e conseguiu milhares de visualizações. A repercussão foi tanta que os músicos curitibanos participaram até de uma reportagem no Fantástico.

Concursos para bandas em início de carreira

Além de apresentar os trabalhos na web, as bandas independentes também devem buscar espaço em eventos. Há muitos festivais pelo Brasil que procuram revelar talentos musicais, chegando até mesmo contar com uma comissão julgadora para escolher os melhores grupos e distribuir prêmios.

As bandas iniciantes devem fazer muitos shows, ou seja, apresentações em casas noturnas, bares e festas. Dessa forma elas adquirem o preparo necessário para grandes festivais de música e concursos. Somente depois de ter certa experiência nos palcos o grupo terá condições de gravar um bom disco.

É necessário ter algum dinheiro para investir nas viagens da banda, assim fica mais fácil participar dos concursos de música que acontecem em todo o país. O agenciamento  em festivais nacionais é algo que está se tornando freqüente, principalmente quando os músicos já buscam um reconhecimento na web.

O programa Caldeirão do Huck lançou o concurso “Olha a Minha Banda” para escolher um grupo com potencial digno de Rock in Rio. Foram milhares de inscrições e a produção buscou o conteúdo artístico mais original. Outro concurso de sucesso na Rede Globo foi o “Garagem do Faustão”, no qual as bandas iniciantes enviaram vídeos para ganhar espaço de alguns minutos no programa.

Leia Também:  CD Comemorativo de Zezé Di Camargo e Luciano

Top