Saiba tudo sobre o sistema de compras pelo celular

Fazer compras pelo celular é uma tendência no mundo moderno, principalmente porque o sistema atesta mobilidade nas operações. Esse tipo de tecnologia promete revolucionar…

Por Isabella Moretti em 05/12/2011

Fazer compras pelo celular é uma tendência no mundo moderno, principalmente porque o sistema atesta mobilidade nas operações. Esse tipo de tecnologia promete revolucionar o comércio eletrônico, deixando para trás compras realizadas pelo computador convencional. No entanto, as pessoas ainda não se familiarizaram a ideia e apresentam várias dúvidas.

O e-commerce pelo celular é prático, simples e permite que as compras sejam feitas nos lugares mais inusitados: na fila do banco, no banheiro, na sala de espera do consultório, entre muitos outros. Para conseguir realizar as operações de compra, a tecnologia do aparelho móvel também precisa ser atualizada e preparada para suportar o sistema.

Aos poucos, os smartphones estão sendo aprimorados para possibilitar as compras e garantir portabilidade na realização dos pedidos. Estima-se que nos próximos quatro anos, os pagamentos efetuados pelo celular irão saltar de US$ 60 bilhões para US$ 170 bilhões, de acordo com Juniper Research.

As compras via smartphones

O aumento na venda de smartphones é um fator que contribui com o acesso ao e-commerce pelo celular. Os aparelhos já apresentam alta tecnologia que permitem o uso de aplicativos móveis para acessar aos sites de comércio eletrônico com agilidade e segurança.

Aos poucos, o mercado varejista começa a identificar que o celular é um importante canal de vendas e, que num futuro próximo, pode superar as transações realizadas pelos PCs e notebooks. Com isso, várias lojas passaram a desenvolver aplicativos móveis para criar facilidades de acesso ao consumidor.

A medida que o e-commerce está migrando para o smartphone, as lojas ainda estão se adaptando a esse novo canal de venda, tal como os próprios usuários. Um estudo realizado pela MasterCard Worldwide revelou que os jovens estão mais preparados para as compras via smartphone, que promete ser o próximo grande passo da tecnologia. No Brasil, a novidade ainda vai demorar a pegar, mas entre os norte-americanos, 62% estão dispostos a usar os aplicativos móveis para compras.

As compras coletivas via celular

A parceria entre a Vivo com o ClickOn resultou em um Clube de Desconto que favorece a compra coletiva através do smartphone. Assim, o usuário recebe as ofertas por SMS e decidi se é válido fazer a compra ou não. Feita a compra, um torpedo comprovando o pagamento é enviado como se fosse um cupom que deve ser apresentado no estabelecimento. O sistema ainda é novo, mas os clientes da operadora já podem fazer a inscrição. Por enquanto, as promoções correspondem apenas as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Top