Saiba tudo sobre Anticoncepcionais adesivos

Como qualquer outro anticoncepcional de pílula, o transdérmico (anticoncepcional em adesivo) apresenta os mesmos componentes hormonais, estrogênio e progesterona, agindo da mesma forma; assim,…

Por Editorial MDT em 07/12/2011

Adesivo anticoncepcional

Como qualquer outro anticoncepcional de pílula, o transdérmico (anticoncepcional em adesivo) apresenta os mesmos componentes hormonais, estrogênio e progesterona, agindo da mesma forma; assim, sua eficácia continua sendo a mesma quando comparado aos demais.

Apenas a adesão na pele é necessária para se tornar eficaz?

O que deixa a maioria das mulheres inseguras é o modo de utilizá-lo (apenas é necessário colá-lo na pele, em qualquer região do corpo) que vai contra tudo o que é utilizado de rotina. Porém não é necessário se preocupar, há diversos estudos que demonstram os resultados positivos de contracepção, até mesmo nas mulheres que apresentam atividades físicas diárias como natação, saunas, ginásticas, os dados são animadores.

Como deve ser utilizado o adesivo?

Na embalagem do anticoncepcional contêm três adesivos, correspondendo um para cada semana do mês; ou seja, a mulher coloca o adesivo no primeiro dia da menstruação, e realiza sua troca após sete dias e assim, sucessivamente, com o término dos adesivos, a mulher aguarda sete dias para que ocorra a menstruação, retornando ao uso normal.

Existe algum local específico para ser colado o adesivo?

Há quatro lugares do corpo em que o adesivo deve ser colado:

  • Nos braços;
  • Nas costas;
  • No abdômen;
  • Acima dos glúteos.

Locais para se usar o adesivo anticoncepcional

Quais são as vantagens em optar por esse tipo de contraceptivo?

  • Absorção instantânea

A principal vantagem está na forma de absorção, ou seja, ao colar o adesivo na pele, os hormônios que o compõe caem diretamente na corrente sanguínea, algo diferente do que ocorre com os de via oral, que é necessário haver a digestão, para posterior absorção.

  • Menos efeitos colaterais

Visto que o medicamento cai diretamente na corrente sanguínea, os efeitos adversos relacionados ao sistema gastrointestinal não ocorrem, livrando a mulher de possíveis sintomas como náuseas e vômitos.

  • Ótimo para quem costuma se esquecer de tomar o anticoncepcional

Como o medicamento está colado na pele, realizando sua função, não é necessário que a mulher se lembre todo dia de ingerir a pílula do medicamento, ajudando aquelas que esquecem rotineiramente de tomar o anticoncepcional oral, passando por situações angustiantes.

Quais são as desvantagens?

A principal desvantagem está relacionada às mulheres que apresentam dores de cabeça após a ingestão da pílula anticoncepcional; infelizmente, essas mulheres também apresentarão esse tipo de sintoma ao fazer uso do anticoncepcional em adesivo. Outra desvantagem é o aparecimento de sangramento fora do intervalo menstrual.

Após conhecer um pouco desse novo modo de anticoncepção, faça sua escolha e opte sempre por aquele que lhe traga bem estar. Não se esqueça de sempre procurar um atendimento especializado para tirar suas dúvidas e poder ter orientações adequadas.

Tamanho do adesivo

Top