Saiba quem tem direito ao PIS

O Programa de Integração Social (PIS) é um projeto do Governo Federal. Uma vez por ano, o programa realiza o pagamento de um salário…

Para receber o PIS é preciso ter o Cartão Cidadão ou ir diretamente em uma unidade da Caixa (Foto: Divulgação)

O Programa de Integração Social (PIS) é um projeto do Governo Federal. Uma vez por ano, o programa realiza o pagamento de um salário mínimo para uma parte da população. O benefício tem como objetivo possibilitar um aumento no poder de compra de alguns cidadãos.  Para receber o PIS é necessário ter trabalhado com carteira assinada pelo menos cinco anos.

Além disso, a remuneração mensal deverá ser, no máximo, dois salários mínimos, em média, durante o ano utilizado como base de cálculo do benefício. É fundamental também que o cidadão tenha exercido atividade remunerada pelo menos 30 dias no ano, com salário de no máximo dois salários mínimos. Outro fator fundamental para o recebimento do PIS é que o empregador contribua com o Programa.

Recebe o PIS quem trabalhou ao menos 30 dias no ano com salário de no máximo dois salários minimos (Foto: Divulgação)

O pagamento é realizado uma vez ao ano, sendo que o ano base para a determinação do benefício é sempre o anterior ao ano vigente. Por exemplo, o beneficio que será pago em 2012 terá como base os salários recebidos em 2011. A pessoa que tiver direito de receber o PIS deve ficar atenta ao calendário de pagamento, que é determinado pela data de nascimento, ou seja, a pessoa receberá o beneficio de acordo com o mês em que nasceu.

O pagamento é realizado por meio da Caixa Econômica Federal. Para que o cidadão receba o valor de um salário mínimo pago pelo PIS é preciso ir até uma das unidades da Caixa, na data de pagamento previsto pelo Governo Federal e efetuar o saque. É necessário levar documento original com foto e o cartão do PIS que fica junto a carteira de Trabalho. Outro meio de receber o beneficio é com o Cartão Cidadão, que possibilita ao usuário a realização de saques em terminais eletrônicos da Caixa ou nas Casas Lotéricas.

O valor recebido é de um salário mínimo (Foto: Divulgação)

Os valores referentes ao Programa de Integração Social, pagos em 2011, que ainda não foram recebidos, podem ser resgatados até o dia 29 de junho de 2011. Após esse prazo o cidadão perderá o direito de receber o beneficio e o dinheiro retornará aos cofres públicos. Fique atento, pois o calendário dos pagamentos em 2012 deverá ser divulgado em breve no site http://www.caixa.gov.br. Em caso de dúvidas acesse o site ou entre em contato com a Caixa por meio do telefone 0800 725 7474.

Leia Também:  Atualização do Iphone IOS 4.1

Top