Saiba quem são os G0YS e como surgiram

Nos últimos meses, uma palavra diferente e cujo significado pode ser bastante amplo tem tomado conta do noticiário. Estamos falando do termo “g0ys” (é…

Nos últimos meses, uma palavra diferente e cujo significado pode ser bastante amplo tem tomado conta do noticiário. Estamos falando do termo “g0ys” (é escrita assim mesmo, com um “zero”), que tem sido motivo de muitas controvérsias.

Os g0ys são homens que se relacionam com outros homens, mas não se consideram gays (Foto: Divulgação)

O termo se refere aos homens que se consideram heterossexuais, ou seja, se relacionam com o sexo oposto, no caso as mulheres, mas que também são liberais nas relações com outros homens, exceto pelo fato de que não há sexo entre eles. Dessa forma, eles não se consideram gays, e por isso trocaram o “a” da palavra pelo “zero”, formando o termo “g0y”.

Para muitos dos rapazes que fazem parte desse movimento, o caso vivido entre os personagens Ennis del Mar e Jack Twist, interpretados pelos atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, respectivamente, no filme “O Segredo de Brokeback Mountain”, representa bem o que eles sentem.

Casamento civil igualitário: estados do Brasil onde é permitido

Ultimate Gay Fighter: o primeiro jogo gay do mundo

Quem são os G0YS

O filme "O Segredo de Brokeback Mountain" representa o que muitos g0ys vivem (Foto: Divulgação)

De maneira geral, os g0ys são aqueles homens que se relacionam com outros homens, trocando beijos e carícias íntimas e até fazendo sexo oral, mas não há o sexo propriamente dito entre eles (sem penetração). Em alguns casos, chega a acontecer uma relação mais séria, como um namoro, chamado por eles de “bromance” (romance entre brothers).

É uma espécie de amizade masculina sem preconceitos, já que os integrantes do grupo se permitem demonstrar carinho e sentimentos por outros homens. No entanto, eles não se consideram homossexuais, pois não se identificam com os valores e os comportamentos dos gays.

Continuar Lendo  Restituição do IR 2009 via SMS?

E em paralelo a essa relação homoafetiva, eles mantêm uma relação heterossexual com mulheres e aí sim, com elas, praticam o sexo. Muitos dos g0ys são até casados com mulheres. Esse fato poderia fazer com que eles fossem rotulados de bissexuais, mas eles também não se consideram assim, já que não fazem sexo com outros homens.

Como surgiram

O movimento surgiu nos EUA, no início dos anos 2000 (Foto: Divulgação)

O “movimento” g0y surgiu nos Estados Unidos, por volta do ano 2000, tendo origem nas fraternidades universitárias masculinas e sendo bastante difundido, inicialmente, entre surfistas e skatistas.

Dali em diante, as ideias se espalharam pelo mundo, sendo que no Brasil essa filosofia de vida teria chegado em 2010, principalmente através da divulgação pela internet, em blogs e também no Facebook. Na rede social, há varias comunidades de g0ys, cujos números de adeptos têm crescido a cada dia.

Top