Saiba quando vale a pena discutir a relação

Os relacionamentos amorosos possuem alguns momentos altos e baixos. Discutir a relação se tornou uma sigla muito conhecida e um estigma. A famosa “D.R”…

Os relacionamentos amorosos possuem alguns momentos altos e baixos. Discutir a relação se tornou uma sigla muito conhecida e um estigma. A famosa “D.R” se tornou motivo de piada e tem assustado vários casais. Porém, até que ponto vale a pena discutir a relação? Segundo especialistas, a comunicação é indispensável para reforçar o vínculo amoroso. Saiba mais sobre o assunto.

A D.R não deve ser um momento de reclamações e sim de diálogo. (Foto: divulgação)

Discutindo a relação – D.R

Segundo a psicóloga Beatriz Helena, a banalização do diálogo é o resultado da interpretação negativa da D.R., pois as pessoas estão cada vez menos dispostas a compartilhar com o parceiro. Discutir a relação não garante um entendimento. Existem vários motivos pelos quais podem ser gerados os desentendimentos, a falta de bom senso é um dos principais.

Não vale a pena falar sobre tudo, pois isso pode se tornar desgastante. Algumas coisas são resolvidas com o tempo, principalmente as pequenas diferenças, diz o professor de Psicologia da USP Ailton Amélio (autor do livro Relacionamento Amoroso).

O professor diz ainda, que questões banais se tornam mais amplas quando são discutidas, sendo assim, o casal deve entender que existem diferenças entre eles, porém isso não precisa ser motivo de debate.

Discutir a relação é necessário para evitar conflitos. (Foto: divulgação)

Veja também amor em crise, como salvar o relacionamento

Quando vale a pena discutir a relação

Discutir a relação é necessário. As conversas são fundamentais para solucionar, negociar, conhecer o parceiro e a si mesmo, além de construir intimidade. Porém, o diálogo não deve ser confundido como um momento interminável de queixas. O mais indicado é se concentrar em um tema específico para tornar o momento mais construtivo.

Um erro muito comum entre os casais é começar a discussão com acusações e cobranças do parceiro. Isso pode gerar um conflito ainda mais intenso. O mais indicado é começar a DR falando sobre si e seus sentimentos.

Leia Também:  Baús na decoração: dicas, fotos

Para discutir a relação, os casais precisam estar abertos para a conversa e dispostos a solucionar os problemas. Portanto, é necessário abrir um espaço para expor os pensamentos de cada um e propor melhorias para a relação.

O diálogo aproxima mais o casal. (Foto: divulgação)

Veja também relacionamento em crise, saiba quando é hora de desistir 

Os relacionamentos passam por alguns momentos difíceis, porém o diálogo é indispensável. Discutir a relação não deve ser considerado algo terrível para o casal, mas sim um momento de entendimento e exposição de opiniões e sentimentos. Porém, a discussão da relação não deve ser um momento de acusações e brigas, mas sim de conversa.

Top