Saiba qual o poder do queijo branco na alimentação

A maior parte das dietas inserem o queijo branco no cardápio, já que ele é líder em nutrientes e em baixas calorias, sendo o…

Por Editorial MDT em 06/12/2011

A maior parte das dietas inserem o queijo branco no cardápio, já que ele é líder em nutrientes e em baixas calorias, sendo o único recomendado pelos especialistas. Uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), verificou que o consumo diário desse tipo de queijo está associado à queda nos casos de hipertensão e diabetes, pois, além de fornecer cálcio, o queijo branco é quase isento de gordura, o que faz estabilizar a pressão arterial, regular a absorção de glicose e ainda ajudar na redução do peso.

Ele é rico em proteínas que contribuem para a formação dos músculos, tais como vitamina A (rica em antioxidante) B (ótima para a saúde da pele, unhas e cabelos) e D (aumenta a imunidade) além de minerais como fósforo e cálcio, os quais fortificam os ossos e os dentes.

“Dentre os brancos, a ricota e o cottage são os mais leves, porque o leite usado na fabricação é o desnatado. O queijo de minas leva o tipo integral na receita, o que o torna mais calórico, assim como a mussarela de búfala”, diz a nutróloga Cristiane Coelho.

É possível localizar queijos cottage e de minas preenchidos com probióticos,  os quais regulam os microrganismos do intestino que protegem a flora. Como a maior parte das vitaminas e minerais é absorvida pelo intestino, o consumo diários desse queijo mantém o bom funcionamento do órgão.

Por ser um queijo muito conhecido, o queijo branco é muito fácil de se encontrar em supermercados, e por um preço bastante acessível. Com uma dieta  balanceada, acompanhada de um especialista, esse tipo de queijo pode ser muito benéfico a saúde. Mas lembre-se: Só não vale extrapolar, pois, tudo em excesso tende a fazer mal à saúde.

Top