Saiba qual a melhor maneira de organizar e guardar os seus temperos

Não há como fazer uma comida gostosa sem tempero. No entanto, como alguns deles são muito parecidos, às vezes nos confundimos e colocamos um…

Por Editorial MDT em 05/12/2011

Não há como fazer uma comida gostosa sem tempero. No entanto, como alguns deles são muito parecidos, às vezes nos confundimos e colocamos um tempero no lugar do outro. Por isso, saiba qual a melhor maneira de organizar e guardar os seus temperos.

A melhor forma de organizar os temperos é colocando-os em potes de vidro, pois o plástico deixa o cheiro dele nos alimentos. Em cada pote, cole um adesivo com o nome do tempero. Assim, sempre que você precisar de determinado tempero, conseguirá encontrá-lo com muita facilidade. Essa especificação vale principalmente para os temperos que são fáceis de serem confundidos como o orégano com o manjericão ou com a salsinha desidratada.

Em lojas de variedades, você pode encontrar diversos tipos de potes especiais para temperos. Eles têm formato de tubos de ensaio, de saleiro e alguns vêm com a tampa enfeitada com biscuit. Então, além de organizarem a sua cozinha, servem como adereços de decoração.

Porém, se você prefere economizar, há como fazer esses potes em casa ou utilizar potes de vidro de maionese, milho ou qualquer outro alimento que tiver uma tampa que possa ser aberta e fechada com facilidade. Desse modo, você poderá enfeitá-los como quiser, seja com etiquetas diferentes com os nomes dos temperos ou com tampas coloridas cobertas com panos e fitas para distinguir cada condimento.

Agora que você sabe como organizar os temperos, tem que saber como guardá-los. As embalagens em que eles ficam devem ficar muito bem fechadas, porque muitos temperos estragam com a umidade ou ficam grudados como o caso do orégano, da pimenta-do-reino e da salsinha desidratada.

Na cozinha, eles devem ficar em local acessível, já que você os utilizará sempre que for cozinhar. Portanto, um armário baixo, embaixo da pia ou sobre o vão da janela são os locais ideais para se deixar os temperos porque eles estarão facilmente à mão.

No entanto, tenha cuidado para que eles sejam armazenados em local seco e longe do sol, pois eles podem ficar inutilizáveis. Se preferir, guarde-os na geladeira para que fiquem secos e conservados.

Com os temperos organizados e bem guardados, os seus momentos na cozinha se tornarão muito mais tranquilos, pois eles são utilizados a toda hora quando estamos cozinhando. Portanto, com essa organização, eles ficam mais acessíveis e fáceis de serem encontrados e distinguidos, sem precisarmos abrir todas as portas dos armários ou os potes para sabermos qual é qual.

Top