Saiba qual a importância dos alimentos ricos em cálcio para a saúde

O cálcio é o mineral responsável pela manutenção e construção dos ossos, por isso, é de extrema importância para a nossa saúde. Grande parte…

O cálcio é o mineral responsável pela manutenção e construção dos ossos, por isso, é de extrema importância para a nossa saúde. Grande parte desse mineral é adquirido através da alimentação. Porém, muitas pessoas não ingerem as quantidades necessárias dessa substância diariamente, que seria, em média, 1000 mg para adultos.

A maior parte desse mineral que está presente em nosso organismo se concentra nos ossos. Mas existe uma pequena quantidade que se localiza em outras regiões como músculos e sangue. Sem esta pequena porcentagem, nossos músculos não conseguiriam contrair corretamente; o sangue não coagularia e os nervos não transmitiriam sinais.

As mulheres são as maiores vítimas da falta de cálcio. Isso ocorre porque na menopausa há uma queda significativa na produção de estrógeno. Dessa forma, há menor ativação das células produtoras de tecido ósseo. Por isso, é muito importante que as mulheres tenham uma boa ingestão de cálcio diariamente para ajudar na redução da perda óssea e na reposição desta.

Vantagens da ingestão de cálcio

Quando uma pessoa ingere corretamente as quantidades necessárias deste mineral até os 35 anos, seu tecido ósseo fica denso e os riscos de ocorrer osteoporose diminuem significativamente.

A ingestão adequada de cálcio pode auxiliar na redução das chances de desenvolver câncer de cólon, pois ajuda na formação das células dessa região do intestino.

Para as pessoas que praticam exercícios físicos, o cálcio é uma substância essencial para a movimentação dos músculos. Uma ingestão inadequada de pode levar a problemas de desempenho físico, além de aumentar a ocorrência de cãibras.

É importante lembrar que esse mineral não provoca pedras nos rins, pelo contrário, ele pode até prevenir a formação de cálculos renais.

Ele tem participação ativa nas trocas eletroquímicas entre os neurônios, contribuindo para que o sistema nervoso funcione de forma equilibrada e eficiente. Porém, doses excessivas podem ser prejudiciais para o cérebro.

Alimentos que possuem cálcio

Os alimentos mais ricos em cálcio são os derivados do leite, como iogurtes, coalhadas e queijos. Esses alimentos também são ricos em proteínas, levando a sensação de saciedade mais rapidamente. Dessa forma, ingerimos menos carboidratos, o que é uma vantagem para nossa saúde. Ou seja, ajuda a não ocorrer elevação do colesterol, hipertensão arterial, diabetes, protegendo, também, o coração.

Outros alimentos que possuem cálcio são: peixes, espinafre, amêndoa, gergelim, flor crua de brócolis, aveia, couve-manteiga, avelã, castanha-do-pará e agrião.

 


Top