Saiba quais são os primeiros sintomas da Diabetes

Saiba quais são os primeiros sintomas da Diabetes e entenda as razões para eles se manifestarem. A insulina é responsável por facilitar a penetração…

Saiba quais são os primeiros sintomas da Diabetes e entenda as razões para eles se manifestarem. A insulina é responsável por facilitar a penetração da glicose nas células, garantindo assim uma fonte de energia para essas estruturas. Quando o hormônio não é produzido adequadamente ou até mesmo se ausenta do organismo, começa a acontecer um acúmulo de açúcar no sangue. Esse problema recebe o nome de diabetes.

Saiba quais são os primeiros sintomas da Diabetes. (Foto Ilustrativa)

A diabetes se manifesta, basicamente, de duas formas: o tipo 1 e o tipo 2. No primeiro caso, a insulina deixa de ser produzida pelo corpo, por isso a pessoa precisa aplicar injeções com essa substância. Já o tipo 2, normalmente associado à obesidade e ao sedentarismo, ainda tem uma produção de insulina, só que insuficiente.

Saiba quais são os primeiros sintomas da Diabetes

Quando a glicemia está alta, o organismo apresenta algumas reações típicas, que ajudam a identificar a doença. Saiba quais são os primeiros sintomas da Diabetes:

Aumento na frequência urinária

Quando a glicose está presente em grande quantidade no sangue, o corpo precisa encontrar maneiras de expulsar o excesso do organismo. Ele não pode eliminar a açúcar puro, por isso acaba diluindo a substância na água e eliminando através da urina. Quanto maior for o índice de glicose, maior será a frequência urinária.

Sede excessiva

Sede excessiva. (Foto Ilustrativa)

Como a sua frequência urinária é intensa, o portador de diabetes acaba ficando desidratado. A sede excessiva se manifesta, então, como um mecanismo do próprio organismo para estimular o consumo de líquidos. O ciclo começa a ganhar forma: a glicose acumula no sangue, a pessoa urina em excesso para eliminar o açúcar, fica desidratada e bebe mais água.

Problemas de cicatrização

Todo diabético apresenta uma cicatrização deficiente, afinal, as células responsáveis por restaurar os tecidos não contam com energia necessária para se reconstruir. O organismo não consegue formar novos vasos sanguíneos com facilidade, por isso algumas feridas acabam levando mais tempo do que o normal para se cicatrizar.

Infecções

As infecções se manifestam com mais facilidade. (Foto Ilustrativa)

Em geral, uma pessoa com diabetes passa a apresentar um sistema imunológico debilitado, por isso fica mais vulnerável às infecções, como pneumonia e candidíase.

Visão embaçada

Quando a glicemia está alta, o diabético pode sofrer com problemas de visão embaçada. Isso acontece porque o cristalino fica inchado e interfere na capacidade de manter o foco. Assim que a doença é tratada, esse sintoma desaparece.

Excesso de fome

Quem tem diabetes também pode sofrer com excesso de fome, afinal, as células não conseguem açúcar o suficiente para transformar em energia. Dessa forma, o organismo ativa o seu mecanismo de fome, pois a alimentação é a única fonte energética.

Emagrecimento

Alguns portadores chegam a perder peso, mesmo comendo bem. (Foto Ilustrativa)

O emagrecimento é um sintoma típico entre os portadores de diabetes tipo 1. A pessoa começa a perder peso justamente por causa da ausência de insulina no organismo. Sem esse hormônio, o corpo não consegue montar os seus estoques de gordura.

É importante que você saiba quais são os primeiros sintomas da Diabetes, pois só assim é possível procurar ajuda médica, fazer o exame de sangue e começar o tratamento. A doença não tem cura, mas pode ser controlada com alimentação saudável, exercícios físicos e medicamentos. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.


Top