Saiba quais são os pontos que devem ser avaliados antes de retornar ao antigo emprego

É muito comum um funcionário sair da empresa e mais tarde se arrepender. No entanto, o primeiro questionamento que deve ser feito, de acordo…

(Imagem: Foto divulgação)

É muito comum um funcionário sair da empresa e mais tarde se arrepender. No entanto, o primeiro questionamento que deve ser feito, de acordo com especialistas é: por que resolveu sair da empresa?

“Às vezes ele não se dava bem com a gestão ou com a cultura organizacional e voltar para aquela empresa significa conviver com tudo aquilo de novo”, explica David Braga, gerente da Dasein Executive Search.

Para impedir que a decisão de retornar para a empresa seja adotada por comodismo, um estudo no mercado deve ser realizado. “É preciso avaliar o que o mercado está buscando porque senão é muito fácil voltar para a zona de conforto e se cristalizar dentro da empresa”, afirma Sônia Helena Gargia, diretora executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos.

Confira a seguir cinco indagações que deve realizar antes de aceitar retornar ao antigo emprego:

Por que você quer retornar?

“É preciso resgatar razão que motivou a saída e porque ele escolheu ir para outro lugar. Analisar o que vale a pena ou não”, explica Márcia Almström, diretora de recursos humanos da Manpower Brasil.

“O profissional precisa saber o que ele quer hoje e onde ele pretende chegar daqui a cinco anos”, afirma Braga.

A empresa mudou?

Aquele diretor com quem não se dava bem saiu? Caso sintia falta da liberdade, procure conversar com ex-colegas de trabalho para ver se os artifícios que os incomodavam mudaram ou não.

O que chama sua atenção na empresa?

Procure saber o que chama sua atenção na empresa. São os funcionários ou as oportunidades? ou a remuneração? “É preciso avaliar as novas possibilidades de desenvolvimento na empresa: nível de hierarquia maior, novas responsabilidades, novos desafios ou um trabalho fora do país”, explica Sônia.

Continuar Lendo  Currículos prontos de primeiro emprego: download

Qual a função que irá ocupar?

Analise se a função é apropriada ao seu perfil e quais são suas expectativas de crescimento na empresa.

Qual o valor so salário?

Especialistas advertem que o valor deve ser maior que a remuneração anterior.

Top