Saiba quais são os mitos e as verdades sobre a chupeta

  A chupeta é um acessório presente na rotina do bebê, mas que não costuma trazer benefícios para a saúde. Por muito tempo acreditou-se…

 

A chupeta é um acessório presente na rotina do bebê, mas que não costuma trazer benefícios para a saúde. Por muito tempo acreditou-se na história de que a chupeta era um bom tranquilizante nos primeiros meses de vida da criança, mas isso não é algo suficiente para inibir todos os males.

Os fabricantes já usaram de todos os argumentos para reverter à situação, como é o caso da chupeta ortodôntica, mas é tudo tática para vender os produtos. O fato é que esse acessório se transformou num hábito cultural no Brasil e em outros países e fica complicado para a pediatria se impor nas famílias. Assim, a solução encontrada pelos pais para as crises de choro do bebê ou mesmo para dormir é viciá-lo em bicos, no caso, a chupeta.

Descubra os mitos e verdades a respeito das chupetas

Toda criança que usa chupeta terá problema quando crescer.
Mito. Na verdade se o acessório for usado de vez em quando não traz problemas sérios para o bebê, como as alterações na arcada dentária. Em todo caso, o uso da chupeta não pode ultrapassar dois anos.

O abandono da chupeta pode causar traumas na criança.
Mito. Há várias formas de fazer com que o bebê se desapegue da chupeta, como por exemplo, lhe apresentar um novo brinquedo. O passar do tempo também faz com que a criança perca o interesse pelo acessório.

A chupeta não pode ser oferecida muito cedo ao bebê
Verdade. Caso a sucção da chupeta aconteça precocemente, o bebê corre o risco de não se acostumar ao peito da mãe. O estímulo do acessório vai interferir na sucção do leite materno.

A chupeta se usada por muito tempo pode prejudicar a arcada dentária.
Verdade. Os problemas odontológicos são comprovados e podem necessitar de uma correção futura com o auxílio de aparelho.

Continuar Lendo  Espelhos Para Salão De Beleza Preços, Onde Comprar

Problemas respiratórios e deformidades faciais também estão associados à sucção da chupeta.
Verdade. O uso contínuo do acessório pelo bebê pode causar os problemas mencionados, mas isso não significa que todas as crianças que chupam chupeta serão afetadas com a mesma intensidade.

A chupeta ortodôntica não oferece riscos ao bebê
Mito. Esse modelo de chupeta costuma ser descrito como o ideal para identificar as limitações da criança, mas isso não é verdade. O uso causa danos na musculatura facial.

Deixar a criança dormir com chupeta pode ser perigoso
Mito. Na verdade o acessório acaba contribuindo na prevenção da morte súbita, facilitando a respiração bucal e diminuindo as chances da criança sofrer asfixia.

Top