Saiba quais são os cuidados específicos que lábios precisam

Editorial MDT 29/03/2012 Beleza

Sol e frio em excesso, vento e uso de cigarro são algumas das acometimentos que os lábios sofrem frequentemente.

Eles são uma das partes mais atraentes do corpo da mulher. Entretanto, muitas vezes os lábios acabam descuidados dos cuidados diários. “É uma pele que chamamos de semi mucosa, pois é uma transição entre a mucosa interna da boca e a pele do rosto”, explica Vanessa Metz, membro da Academia Americana de Dermatologia. “Ela é realmente mais fina e sensível e sofre mais com as agressões externas”, explica a dermatologista.

Sol e frio em excesso,  vento e uso de cigarro são algumas das acometimentos que os lábios sofrem frequentemente. “O atrito com a comida ou o garfo, por exemplo, já são considerados pequenos traumas e que influenciam na condição da pele da região”, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas, de São Paulo.

Antes de acomodar o seu modo de comer para manter os lábios saudáveis, é preciso saber que simples cuidados já fazem uma enorme diferença. Como a pele, a epiderme dos lábios também passa por um procedimento de renovação celular, o que significa, que vez por outra, você encontrará algumas peles se soltando. “Isso acontece principalmente por falta de hidratação preventiva”, diz Metz.

A esfoliação retira as células mortas e acelera a renovação das células.

Nesse caso, procure não mexer com os dentes, muito menos com os dedos. “Os lábios são muito vascularizados e qualquer ferida pode sangrar bastante”, afirma o dermatologista Fernando Passos de Freitas. “Além disso, puxar a pele só vai criar uma porta de entrada para infecções“.

Mantenha os lábios sempre saudáveis:

Todas as noites coloque na região um porção pequena de manteiga de cacau ou outro produto hidratante exclusivo para a região.

Esfoliação: O método retira as células mortas e acelera a renovação das células. “É preciso tomar muito cuidado para não machucar mais os lábios e piorar o quadro”, avalia a especialista.

O ideal é que os grãos sejam bem miúdos. Uma ótima alternativa é misturar açúcar comum e mel. “O açúcar tende a fazer o organismo reter água, enquanto o mel é emoliente, sendo uma combinação boa para lábios ressecados”, afirma Freitas. Dica: realize movimentos circulares sem muita pressão. A técnica pode ser realizada, no máximo duas vezes por semana.

Hidratação: Todas as noites coloque na região um porção pequena de manteiga de cacau ou outro produto hidratante exclusivo para a região. “Hidratados, os lábios não apenas ficarão mais bonitos como também a pele estará mais fortalecida”, explica Freitas.

O procedimento ainda pode ser realizado com creme para a região dos olhos, onde a pele igualmente é sensível e demanda cuidados particulares. “A vantagem é que eles geralmente possuem ingredientes antioxidantes e anti-idade, evitando rugas ao redor dos lábios”, diz a dermatologista Vanessa Mertz.

Outros artigos

Dia dos Pais, Presentes Especiais

01/07/2015

Dia dos Pais, Presentes Especiais

Confira dicas para o Dia dos Pais, Presentes Especiais e sugestões capazes de surpreender o homem que sempre esteve ao seu lado, em todos os momentos. Há muitas form...

Branco e Preto – Dicas e Looks

30/10/2011

Branco e Preto – Dicas e Looks

Não tem combinação mais clássica e atual, que o preto e branco. Além de funcionarem separadas e entre si, as duas cores, fundamentais, aparecem em todos os guarda-ro...

Vagas de Emprego na TVA 2010

02/02/2010

Vagas de Emprego na TVA 2010

A operadora de multisserviços TVA acaba de anunciar a abertura de mais oportunidades de trabalho já neste início de ano. As chances, distribuídas entre a capital pau...