Saiba quais são os alimentos que evitam a insônia

A hora de dormir deveria ser uma das mais prazerosas, mas para muita gente, ir para cama é quase como uma tortura. Essas pessoas…

A insônia pode ser um pesadelo para quem sofre desse mal

A hora de dormir deveria ser uma das mais prazerosas, mas para muita gente, ir para cama é quase como uma tortura. Essas pessoas ficam rolando de um lado para outro, não conseguem pegar no sono e quando o fazem é sempre na forma de sonos leves e rápidos. Assim, vão intercalando cochilos e despertares que, de forma geral, não possuem a propriedade revigorante que o sono profundo apresenta.

A dificuldade de dormir é um problema muito mais comum do que se imagina. Estima-se que cerca de 40% da população brasileira sofre de insônia ou não consegue ter uma completa noite de sono.

Um fato que muita gente desconhece é que a alimentação pode tanto ser a vilã como também pode ajudar a ter uma boa noite de sono, prevenindo ou auxiliando no tratamento da insônia.

Alimentos que devem ser evitados

Quem tem dificuldade para dormir deve evitar, poucas horas antes de se deitar, o uso de alimentos estimulantes como  café, refrigerantes a base de cola, chocolate, chá mate, chá preto, canela, gengibre, alimentos gordurosos e pimenta.

40% da população tem dificuldades para dormir

Alimentos que combatem a insônia

Alguns alimentos funcionam como aliados de quem quer dormir bem, dentre eles detacamos:

  • Noz-moscada: um condimento que já vem sendo usado há muitos anos, em outros países, como sonífero;
  • Hortelã: indicado após as refeições, quando auxiliará na digestão e ainda promoverá um relaxamento nervoso;
  • Chá de camomila: é um excelente relaxante muscular, por isso pode também ajudar a combater dor de cabeça do tipo tensional e outras dores musculares;
  • Alface: possui reconhecida propriedade calmante e indutora de sono. Seu consumo é indicado no jantar;
  • Cereal: por serem ricos em fibras auxiliam na perda de peso, combatendo, indiretamente, distúrbios que poderiam prejudicar muito a qualidade do sono, como a apneia do sono, além de favorecer a absorção de triptofano;
  • Vegetais verdes: Funcionam como verdadeiros calmantes naturais; o magnésio, cálcio e vitaminas do complexo B são os responsáveis por essa propriedade, que pode ajudar muito na hora do sono;
  • Leite: rico em triptofano, um aminoácido essencial e indutor natural do sono, que além de provocar relaxamento muscular e consequentemente induzir o sono, também estimula a produção de serotonina, que é um sedativo natural.
  • Maracujá: conhecido por suas propriedades calmantes, o maracujá ainda possui elementos que promovem o relaxamento muscular, ajudando a dormir.
  • Batata: alimento rico em carboidratos, afasta a ansiedade e previne a insônia. Eles estimulam a produção de serotonina e melatonina, outro hormônio que favorece o sono. É importante lembrar que deve-se evitar exageros desse tipo de alimento, o que poderia resultar em ganho de peso.

O maracujá é um ótimo alimento para combater a insônia

Top