Saiba quais são as 7 medidas para cuidar da saúde da família

A Família é a base de toda uma estrutura social. É dentro desse ambiente que o indivíduo desenvolve sua personalidade, se ele aprender desde…

Por Editorial MDT em 01/12/2011


A Família é a base de toda uma estrutura social. É dentro desse ambiente que o indivíduo desenvolve sua personalidade, se ele aprender desde cedo a ser saudável, assim ele será por toda a sua vida. Por isso, famílias saudáveis geram indivíduos mais saudáveis e felizes. Incentive a saúde de quem você ama.

1. A Casa

A casa é o ambiente onde a família se encontra, conversa, vive grande parte dos momentos. Por isso, é muito importante que seja um local aconchegante e limpo.

Mantenha sua casa em ordem, dessa forma evita muitos estresses. Uma casa bem organizada leva a uma família mais organizada.

A limpeza é fundamental para que todos estejam seguros de infecções ou outros problemas de saúde. Principalmente quando há crianças pequenas presentes, que costumam colocar as mãos ou objetos na boca. Em relação aos quartos, é importante que os colchões sejam bem confortáveis. Isso leva a uma qualidade de sono melhor.

Mantenha os objetos perigosos fora do alcance das crianças.

2. Alimentação

Uma alimentação balanceada é de extrema importância para uma família saudável. Mesmo que você não tenha muito tempo para ir ao mercado e comprar frutas e verduras, vale a pena o sacrifício.

Compre frutas e as deixe a mostra, sobre a mesa ou fruteira.

Incentive o hábito de se alimentar de saladas para os membros da família.

Não peça lanches ou pizza mais que duas vezes na semana.

Caso não seja possível comer em casa, prefira restaurantes onde há alimentos mais saudáveis e pratos com arroz e feijão.

Troque os refrigerantes por sucos, de preferência naturais. No mercado existem polpas que são uma boa escolha para quem não tem tempo de preparar a fruta.

Evite alimentos gordurosos e doces para os membros da família.

Incentive uma alimentação saudável para seus filhos, a saúde deles se tornará muito melhor futuramente.

3. Divertimento

Toda família precisa de diversão. Por isso, tenha o hábito de passear com seus filhos nos finais de semana. Não precisa ser algo que traga gastos. Uma caminhada pela vizinhança, um passeio pela praça, são ótimas dicas. Crianças adoram andar de bicicleta, soltar pipa, e atividades como estas, que associam atividade física são excelentes para a saúde da criança.

Caso você não tenha filhos, é muito importante que se divirta com as membros da família. Dar um passeio e conversar, ou mesmo achar atividades em casa como baralho, jogos, assistir um filme juntos. Uma família mais descansada, menos estressada é muito mais saudável.

4. Evitando alergias

Se houver algum membro da família que possua alergia, retire tudo o que causa a alergia nele.

No caso de rinite, evite tapetes, cortinas, ursos de pelúcia, cobertores felpudos (prefira edredom), mantenha a casa sempre limpa e sem poeira. Uma casa limpa, que traga a tranquilidade de não estressar o organismo da pessoa alérgica, é muito mais benéfica para a saúde do indivíduo.

Quando há um indivíduo com alergia a algum alimento, tente não colocar essa substância no cardápio. Quando toa a família se une devido ao problema de um membro, este se torna mais saudável e confiante.

5. Diminuindo o estresse

Uma música ambiente, incensos, perfumes, limpeza. São atitudes que diminuem o estresse da família. Evite gritar ou falar muito alto, músicas muito fortes e agressivas. Evite vários tipos de som ao mesmo tempo como televisão e rádio.

6. Cuidado com animais de estimação

Mantenha os animais de estimação sempre limpos, vermifugados e vacinados. Se possível, não permita que os animais fiquem no interior da casa. Caso isso não seja possível, ensine-os a não subir em camas ou sofás. Dessa forma você mantém sua família mais protegida de vermes e outras infecções transmitidas por animais. Além de melhorar a saúde de quem possui alergias.

7. A individualidade e o tempo

Cada membro da família possui sua individualidade que deve ser incentivada. Dessa forma, cada um deve ter seu tempo sozinho, para que faça as coisas que gosta. Assim os membros se tornam mais felizes e, consequentemente, mais saudáveis.

Top