Saiba prevenir e tratar manchas causadas pelo sol

Saiba prevenir e tratar manchas causadas pelo sol, um problema que vai muito além dos prejuízos estético e pode causar graves problemas de saúde,…

Por Isabella Moretti em 21/09/2014

Saiba prevenir e tratar manchas causadas pelo sol, um problema que vai muito além dos prejuízos estético e pode causar graves problemas de saúde, como é o caso do câncer. Alguns tratamentos e hábitos saudáveis prometem restaurar a coloração da pele ou combater a formação de novas manchas.

Saiba prevenir e tratar manchas causadas pelo sol. (Foto: Divulgação)

Melasma, principal mancha de pele

Há muitos tipos de manchas de pele causadas pelo sol, porém o mais comum é o melasma. Este problema se manifesta principalmente no rosto das mulheres, sendo caracterizado pelo aumento da melanina em algumas áreas específicas da face.

Os melasmas são desencadeados por fatores genéticos, gravidez ou alterações hormonais. Contudo, o surgimento das manchas acastanhadas só acontece em caso de exposição excessiva ao sol.

Os raios solares, quando estabelecem contato direto com a pele, contribuem com o acúmulo de melanina. Esta substância, por sua vez, é responsável pela pigmentação, por isso acaba formando manchas escuras no rosto, nas mãos, nos braços e outras regiões do corpo que ficam mais expostas ao sol.

Veja também: Os perigos por trás das manchas de pele

Saiba prevenir e tratar manchas causadas pelo sol

Homens e mulheres buscam formas de combater o aparecimento de melasmas. O objetivo é manter a pele com uma coloração uniforme e aspecto jovem. Saiba prevenir e tratar manchas causadas pelo sol com as nossas dicas a seguir:

• Tratamento de manchas de pele

Aplicar creme clareador é uma forma de tratar as manchas. (Foto: Divulgação)

Cremes clareadores

Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias dermatológicas, já é possível tratar manchas causadas pelo sol. Alguns cremes são capazes de combater a hiperpigmentação, principalmente o escurecimento superficial e recente. Estes cosméticos, no entanto, não conseguem fazer um tratamento completo nas manchas mais antigas e profundas.

No mercado, é possível encontrar muitas opções de cremes clareadores de manchas, que são manipulados e industrializados. Entre as opções de produtos, vale destacar o Avon Care Aclara Creme Facial, que consegue clarear as manchas escuras e deixa a pele com um tom uniforme. O Clarité Face, da Dermage, também é um bom creme, já que sua fórmula contem vários ativos despigmentantes.

Receita Caseira

Existem receitas caseiras contra manchas, que prometem auxiliar a recuperação de um tom uniforme da pele e hidratá-la. Para fazer uma máscara potente, basta combinar 2 claras de ovos,  óleo de amêndoas, mel e suco de limão. Aplique a mistura na pele limpa, deixe agir por 15 minutos e retire-a com água fria.

Manchas profundas precisam de tratamentos estéticos. (Foto: Divulgação)

Tratamentos estéticos

Se o creme clareador, aliado à receita caseira, não solucionar o problema de manchas de pele, é necessário recorrer a um tratamento estético. Há três peelings contra manchas de sol que estão fazendo sucesso, são eles: ICP (Innovation Concept Peel), Amelan e Belides. Para saber mais sobre cada técnica, converse com o dermatologista.

• Como prevenir manchas causadas pelo sol?

Medidas simples ajudam a prevenir manchas de pele, como usar protetor solar com FPS 30 diariamente, evitar a exposição ao sol das 11h às 15h e não usar produtos com álcool.

É importante que você saiba prevenir e tratar manchas causadas pelo sol para manter a pele lisinha e com tom uniforme.

Top