Saiba o que reprova na seleção de trainee

Muitos profissionais recém-formados encontram no Programa de Trainee uma oportunidade para impulsionar a carreira. O cargo garante treinamento, bom salário e oferece a chance…

Muitos profissionais recém-formados encontram no Programa de Trainee uma oportunidade para impulsionar a carreira. O cargo garante treinamento, bom salário e oferece a chance de fazer ótimos contatos.

O programa de trainee é uma ótima oportunidade para impulsionar a carreira. (Foto:Divulgação)

O trainee no mercado de trabalho

Para participar de um programa de trainee, o candidato precisa ter concluído o Ensino Superior há no máximo 2 anos ou ter previsão de conclusão para os próximos  2 anos. A maioria das empresas também adota como pré-requisito o inglês intermediário e a disponibilidade para viagens.

As vagas para trainee possuem intensa concorrência e os candidatos precisam encontrar formas de se destacar. Dos candidatos inscritos nos programas em todo Brasil, apenas 0,2% são aprovados no processo seletivo.

O processo seletivo para a escolha dos trainees é rigoroso, sendo normalmente composto por testes online, dinâmica de grupo, painel de negócios e entrevista com os gestores da empresa. Se o profissional quer aumentar as suas chances de ser classificado, ele pode apostar em um cursinho preparatório para trainee.

O programa de trainee dura cerca de um ano e a remuneração média é de 4 mil reais por mês. A contratação garante todos os direitos trabalhistas previstos na lei, como fundo de garantia, férias, décimo terceiro, aviso prévio, entre outros.

Seleção de trainees: o que reprova os candidatos?

Apenas o porcentual de 0,2% dos candidatos é aprovado nos programas de trainee. (Foto:Divulgação)

Pequenos detalhes podem resultar na reprovação no processo seletivo para trainee. Confira:

Falta de formação solicitada
Muitos candidatos são eliminados porque não possuem as qualificações solicitadas no anúncio do programa de trainee.

Falta do nível de inglês solicitado
O domínio da língua inglesa é fundamental para alguns programas de trainee, principalmente em multinacionais.

Leia Também:  Vagas para Trainee na KPMG

Falta de conhecimento sobre a empresa ou setor
Antes de participar do processo seletivo, é importante obter o máximo de informações a missão, os valores, a visão, os produtos e as atividades da companhia que está buscando trainees. Conhecimentos sobre o setor também pode representar um diferencial na dinâmica em grupo ou entrevista com o gestor.

Na entrevista com os gestores, é importante demonstrar conhecer a empresa e o setor. (Foto:Divulgação)

Falta de domínio da língua portuguesa
O maior número de reprovações acontece nas fases iniciais, ou seja, nos testes online e nas dinâmicas em grupo. Muitos candidatos são eliminados porque não sabem escrever ou falar corretamente. A falta de domínio da língua portuguesa é uma barreira até mesmo para o candidato que se diz conhecedor de vários idiomas.

Falta de pontualidade
Se o candidato chega atrasado para a dinâmica em grupo ou entrevista, ele demonstra não estar dando devido valor à oportunidade. A falta de pontualidade também indica desorganização.

Top