Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Imóveis> Saiba o que perguntar antes de comprar um imóvel

Saiba o que perguntar antes de comprar um imóvel

Por Redacao

Em qualquer tipo de negociação, seja ela uma aquisição de um imóvel, um veículo ou investimento em negócios, é imprescindível ter noção da situação na qual você está se envolvendo. Aqui no Brasil, o mercado imobiliário está bastante aquecido. Com isto, a procura por imóveis tem se tornado elevada. No entanto, antes de decidir comprar tal casa ou apartamento, é importante interrogar o dono com algumas perguntinhas básicas, a fim de que no momento da mudança, você não se dê conta que fez um péssimo negócio.

Para o seu esclarecimento, a princípio é importante que você inteire-se de todo o processo que envolve a negociação. É necessário conhecer quem é o proprietário do imóvel, normas do financiamento, de pagamento, verifique se a documentação está em dia e qual o estado físico do imóvel que se deseja adquirir.

– Após a análise do ponto acima, a primeira pergunta que você deverá fazer é quanto à estrutura do prédio. É preciso saber como o imóvel foi construído e ter em mãos a planta do mesmo. Caso a construção tenha sido feita de forma legalizada e dentro das normas e padrões estabelecidos, esta informação será facilmente encontrada, além de ser muito relevante, a fim de que você tenha um conhecimento acerca do imóvel.

– É importante tomar ciência acerca das taxas obrigatórias pagas pelo imóvel, como o IPTU, por exemplo. Muitas vezes, alguns proprietários deixam de mencionar o real valor do imposto, o que pode representar um problema para quem fizer a aquisição do imóvel.

– A localização do imóvel também é ponto essencial. É imprescindível analisar bem o local onde se encontra, verificar se é de fácil ou difícil acesso, se é ponto estratégico, se é perto de estabelecimentos comerciais para facilitar o seu dia a dia, dentre outros. Jamais este tipo de pergunta deve ser feita ao proprietário ou a imobiliária que faz a negociação. É normal que eles falem bem da localidade, visto que o seu propósito é a venda!

– Procure saber quem é o verdadeiro dono do imóvel. Solicite informações documentadas sobre como ele foi adquirido anteriormente, quem é a pessoa em cujo nome o imóvel está registrado. Uma análise realizada de forma detalhada se faz necessário, a fim de que toda a segurança jurídica seja garantida e a sua também.

– É importante lembrar que a escritura não registrada no cartório de registro de imóveis não transfere o imóvel para o novo dono. É necessário fazer a transferência total no momento em que o título de aquisição estiver sendo registrado em cartório imobiliário.

– Analise a situação fiscal do imóvel. Estamos nos referindo aos tributos ou multas existentes. Caso a aquisição seja feita sem observar este detalhe, todas as dívidas passarão a ficar a cargo do novo proprietário e não do antigo dono.

É importante observar todos os pontos acima. Saiba que quanto maior for a negociação, maiores deverão ser os cuidados, a fim de que tudo ocorra conforme o planejado e sem problemas no futuro.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *