Viroses são infecções causadas por vírus. Ou seja, qualquer vírus que invadir nosso organismo acarreta uma virose. Caxumba, catapora, gripe, hepatites, herpes e dengue são exemplos de algumas infecções virais.
Existem viroses mais simples, porém, mais frequentes durante o ano todo. Essas infecções não levam nomes específicos, pois são em grande número e dificilmente diferenciadas. Porém, é comum a todas elas os cuidados especiais.
Os sintomas mais frequentes das viroses são diarreia, vômitos, dores de cabeça, dores abdominais e mal estar. Como existem muitas doenças que acarretam os mesmos sintomas, é importante procurar um atendimento médico para descartar a possibilidade de doenças mais graves, como a meningite.
Como tratamento para o problema, não existe algo que se possa fazer para extinguir, imediatamente, a doença e seus sintomas. É necessário, esperar que o organismo reaja sozinho no combate do vírus. Porém, podemos ajudar com algumas medidas:
1. Hidratação.
Beba muita água, sucos naturais ou mesmo refrigerantes. Quando acometidos por uma virose podemos nos desidratar facilmente, pois os líquidos são eliminados pela diarreia, vômitos e suor. Se for possível, faça um soro caseiro com água e açúcar, visto que, essas substâncias conseguem fazer com que a água seja absorvida mais facilmente, em relação a quando tomamos apenas água mineral.
2. Cuidado com a higiene.
A transmissão das viroses se dá muitas vezes pela falta de higiene. É muito importante lavar as mãos após usar o banheiro. Outra forma, muito comum de transmissão, é pelas vias aéreas, por isso, é importante ter o cuidado de tampar as narinas quando espirrar ou tossir e não se esquecer de lavar as mãos, em seguida.
3. Descanse bastante.
As viroses causam mal estar, é importante que o indivíduo fique deitado e deixe o corpo menos cansado, para que reaja mais facilmente contra o vírus.
4. Fique atento a febre.
Se ocorrer febre, procure mediatamente um atendimento médico. Altas temperaturas corpóreas podem ser sinal de infecção mais grave. No caso de crianças, a febre alta pode causar convulsões.
5.Não tome medicamentos que cortem a diarreia ou o vômito sem orientação médica.
Muitas vezes, é necessário não cortar esses sintomas, para que o vírus sejam mais facilmente eliminado. Mas é importante tomar cuidado, para que também não ocorra desidratação.
É necessário um cuidado redobrado em crianças e idosos, pois eles desidratam muito mais facilmente, podendo chegar a ser um quadro fatal.
Ninguém está livre de contrair uma virose, mas, podemos tentar nos prevenir tomando cuidados com a imunidade. Ou seja, nos alimentando corretamente, ingerindo frutas e verduras, descansando o suficiente, tendo boa noite de sono, bebendo muita água e praticando exercícios.