Saiba o que é a Mers e se a doença pode chegar ao Brasil

Você já escutou algo sobre um novo vírus que está gerando pavor em todo o mundo? Independente da resposta, entenda que Mers-CoV (Mers) está…

Por Élida Santos em 20/05/2014

Você já escutou algo sobre um novo vírus que está gerando pavor em todo o mundo? Independente da resposta, entenda que Mers-CoV (Mers) está causando muito transtorno em vários países, o que gerou uma atenção maior com relação a esse vírus. Por isso, saiba o que é a Mers e se a doença pode chegar ao Brasil

A doença vem em uma crescente e está complicado controlar (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Novo vírus para Android só libera celular após o pagamento

Saiba o que é a Mers e se a doença pode chegar ao Brasil

O Mers é o causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio, doença que vitima de 30 a 40% das pessoas que a contrai. No começo desse mês de maio, esse vírus, que surgiu em 2012 na Arábia Saudita, chegou aos Estados Unidos por meio de indivíduos que tinham viajado em local considerado o centro do problema. O vírus já atingiu países do Oriente Médio, como Catar, Líbano e Emirados Árabes Unidos, do vírus estar na Europa (França, Itália e Reino Unido).

Mers é um vírus muito grave que pode matar (Foto: Divulgação)

A Mers pode chegar ao Brasil?

De acordo com informações do Ministério da Saúde, no ano passado, três casos suspeitos de infecção associada ao Mers-CoV foram investigados em São Paulo. Isso gerou um alarde e a dúvida se a doença pode chegar até o Brasil.

Saiba mais informações sobre: Como evitar as doenças causadas por vírus

O governo da Arábia Saudita relatou um aumento no registro de casos da doença nos últimos meses. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, em 2012 foram registrados 139 mortes e 480 indivíduos infectados. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro a março desse ano foram confirmados 28 pacientes contaminados pelo Mers-CoV em todo o mundo e desse total 10 pessoas morrera.

O vírus foi encontrado em camelos, no entanto, não sabe-se dizer como esse vírus propaga para seres humanos. Acredita-se que o contato próximo com a pessoa infectada pode ser o motivo pelo o qual o vírus se propaga.


Top