O alimento fortificado reforça o valor nutritivo da dieta e previne a deficiência de nutrientes. Existem pães, bolos, sucos, farinhas e muitos outros produtos enriquecidos com substâncias importantes ao organismo. Saiba mais sobre os alimentos fortificados e seus benefícios.
Os alimentos fortificados são grandes aliados da nossa saúde. (Foto: divulgação)
O que são alimentos fortificados
Os alimentos fortificados são aqueles que recebem adição de nutrientes como vitaminas, ferro, ômega-3, cálcio, fibras, ácido fólico e outros. Esse acréscimo ajuda a reforçar ainda mais o valor nutritivo dos alimentos e ainda previne a deficiência de nutrientes no organismo.
Os produtos enriquecidas mais facilmente encontrados são farinhas, pães, bolos, sucos, iogurtes e leites. A farinha de trigo é um grande exemplo disso, pois no Brasil, toda a sua fabricação deve ser fortificada com ácido fólico, por isso, os pães, bolos e outros alimentos que contém farinha são ricos em acido fólico.
Os alimentos fortificados são aqueles que contém nutrientes adicionados. (Foto: divulgação)
Veja também os 7 alimentos que prolongam a vida
Importância do ácido fólico
O ácido fólico é um nutriente essencial para o nosso organismo. Ele atua em diversas funções do corpo, sendo que uma delas é a formação do sangue, promovendo a produção de células com forma e tamanho adequados para um bom funcionamento.
Outra ação importante dessa substância é em mulheres que desejam engravidar. O ácido fólico previne má formação do tubo neural do feto. A deficiência desse nutriente pode causar problemas de formação fetal e até mesmo anencefalia. Todas as mulheres que desejam engravidar devem aumentar o consumo de ácido fólico 3 meses antes da gestação e manter essa dieta até o 3º mês. Após esse período, a gestante pode continuar com a suplementação, porém em menor quantidade.
Importância do ferro e ômega-3
O ferro é muito importante para a saúde feminina, tanto na gravidez quanto no período fértil. A deficiência desse nutriente no organismo é a causa mais comum de anemia nas mulheres, crianças e idosos. Segundo especialistas, a falta de ferro pode provocar também falta de ar, fraqueza muscular, cansaço, diminuição da concentração, queda de cabelo, fraqueza nas unhas e até mesmo infertilidade. Sendo assim, é essencial apostar no consumo dos alimentos fortificados.
O ômega 3 é um tipo de gordura que atua como antioxidante, faz bem para o cérebro e ajuda a prevenir e controlar doenças como o colesterol. Entre os alimentos enriquecidos com esse nutriente está o ovo, quando a galinha é alimentada com ração rica em ômega 3.
Aposte no consumo de alimentos fortificados. (Foto: divulgação)
Veja também alimentos probióticos, adicione na sua dieta
Os alimentos fortificados são ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Aposte no consumo de alimentos fortificados com ácido fólico, ferro, ômega 3 e os probióticos ricos em cálcio.