Saiba mais sobre o UltraBook

Os Ultrabooks são a nova aposta para o mercado dos computadores portáteis. Modelos ultrafinos, leves e mais rápidos que os atuais notebooks, este novo…

Os ultrabooks se caracterizam pela espessura ultrafina, leveza e alto desempenho

Os Ultrabooks são a nova aposta para o mercado dos computadores portáteis. Modelos ultrafinos, leves e mais rápidos que os atuais notebooks, este novo conceito de aparelho foi desenvolvido inicialmente pela Intel e logo chamou a atenção de fabricantes como Acer, HP, Asus e LG, que compraram a ideia e lançaram os primeiros ultrabooks do mercado.

Pelas suas características de portabilidade, leveza, tamanho e alto desempenho, os ultrabooks podem ser considerados, de certa forma, concorrentes dos tablets mais poderosos, com a vantagem de possuírem maior capacidade para rodar jogos, aplicativos pesados e vídeos de alta resolução.

A Intel coloca na categoria de ultrabook aqueles notebooks que possuam uma espessura inferior a 21 milímetros e que custem menos de US$ 1.000,00 (R$ 1.826,20, pela cotação de 30 de março de 2012), valor que tem como referência o mercado norte-americano, e que de acordo com a fabricante de chips é um preço que pode atrair uma grande quantidade de compradores, popularizando o produto.

Configurações

Basicamente, a configuração dos ultrabooks apresenta processadores Intel de 32 ou 22 nanômetros (Intel Sandy Bridge ou Intel Ivy Bridge), memória RAM com no mínimo 4 GB, memória flash SSD a partir de 64 GB (geralmente eles não possuem discos rígidos, o que facilita a redução do peso) e telas de alta definição (algumas até sensíveis ao toque) com tamanhos a partir de 11 polegadas.

Já nas conexões, é comum encontrar duas ou três portas USB (2.0 ou 3.0), wireless, Bluetooth, leitor de cartões de memória e saída HDMI, entre outras. Alguns modelos de ultrabooks podem contar ainda com uma porta Thunderbolt, que permitem a transmissão de dados em altíssimas velocidades.

Leia Também:  A evolução dos computadores: fotos

Segundo a Intel, duas grandes vantagens do ultrabook em relação ao notebook são a inicialização rápida (em torno de sete segundos) e as baterias com maior capacidade de duração (de pelo menos cinco horas). Por outro lado, eles não possuem leitores nem gravadores de CD/DVD e nem leitor de Blu-ray.

Modelos

Alguns dos modelos de ultrabook disponíveis atualmente são:

– Acer Aspire S3

O modelo da Acer tem 1,3 cm de espessura

Este modelo tem 1,3cm de espessura, pesa 1,4 kg, tela de 13,3 polegadas, 4 GB de memória RAM, bateria com sete horas de autonomia e chip Intel Core i3 de 1,40 GHz.

– HP Envy 14 Spectre

O ultrabook da HP possui o recurso NFC

Possui tela de LED de 14 polegadas, 20 milímetros de espessura, 4 GB de memória RAM, SSD de 256 GB, peso de 1,8 kg, processador Intel Core i5 Sandy Bridge e o recurso NFC, para transferência de dados de dispositivos móveis.

– Asus UX21

O Asus UX21 foi um dos pioneiros no segmento dos ultrabooks

Um dos primeiros ultrabooks lançados, o UX21, da Asus, pesa 1,1 kg, mede 9 milímetros de espessura e vem com portas USB 3.0. Ele pode ser encontrado nas versões com Intel Sandy Bridge Core i3, i5 ou i7, respectivamente com SSD de 64 GB, 128 GB e 256 GB.

– Dell XPS 13

De acordo com a Dell, a bateria do XPS 13 pode durar até 9 horas

O primeiro ultrabook da Dell possui processador i7, SSD de 256 GB, memória RAM de 4 GB, placa de vídeo Intel HD 3000, teclado retroiluminado e bateria com 9 horas de duração.

Top