Saiba mais sobre o distrito de Gangnam, Coreia do Sul

A capital da Coreia do Sul, Seul, é formada por 25 distritos (chamados gu), que se dividem em numerosos bairros (chamados dongs). Entre estes…

Por Editorial MDT em 03/10/2012

A capital da Coreia do Sul, Seul, é formada por 25 distritos (chamados gu), que se dividem em numerosos bairros (chamados dongs). Entre estes distritos, encontra-se o de Gangnam, que tem atraído a atenção do mundo todo, nos últimos tempos, prometendo se firmar como um dos principais pontos turísticos mundiais. O motivo desta referência é a riqueza que estabeleceu no local, desde a década de 80. O distrito sul-coreano passou a ser chamado de “o lar dos novos ricos”. Você sabe por quê?

Seul é dividida em duas regiões pelo rio Han. A parte sul, que é onde se localiza o distrito de Gangnam, até a década de 80, mantinha uma estrutura comum. A partir desta época, grandes empresas passaram a investir no local, proporcionando um crescimento econômico vertiginoso em Gangnam. Hoje, gigantes como Google, Samsung, IBM e Hyundai fincaram raízes no distrito e abriram portas para um pesado investimento no setor de serviços do local. Com isso, bares, cafés, restaurantes e grandes centros de compras se instalaram, definitivamente, em Gangnam. Tradicionalmente, os sul-coreanos mais abastados estavam localizados na porção norte de Seul. Com o desenvolvimento de Gangnam, os novos endinheirados passaram a viver no local – o que gerou o apelido do distrito.

O que fazer no distrito de Gangnam

O distrito de Gangnam é composto por 12 bairros (dongs). Alguns deles, como o Chungdamdong ou o Apgunjeong-dong são famosos pelas lojas de grife, como Prada, Gucci, Louis Vuitton ou Boss. Estes dois dongs, respectivamente, lembram a 5ª Avenida ou as ruas de Beverly Hills. O complexo comercial COEX é uma das principais atrações de Gangnam. Ali, foi construído o maior shopping center da Coreia do Sul, além de hotéis de restaurantes de luxo, um aquário e um museu.

Os que apreciam a arte, em geral, terão à sua disposição mais de 11 locais para exibição de artes plásticas, divididas entre museus e galerias. O destaque fica por conta da Galeria Hyundai (considerada uma das maiores de Gangnam) e o museu Simone Handbag, que exibe, permanentemente, um acervo de peças datadas do século 16. Já os que não abrem mão do contato com a cultura tradicional sul-coreana podem conhecer o templo budista Bongeunsa, construído no século 8 e localizado em meio ao centro urbano.

O que atraiu a atenção mundial para Gangnam

Além dos motivos citados, acima, outro fator importante e recente, que contribuiu ainda mais para que o distrito de Gangnam ficasse famoso, em todas as partes, foi o trabalho do rapper coreano PSY. O músico gravou um clipe que parodia o estilo de vida dos “novos ricos” de Seul. A música Gangnam Style teve 200 milhões de visualizações, no Youtube, contribuindo, assim, com a divulgação do distrito sul-coreano.

Seul está entre as maiores cidades do mundo. Veja mais em: As maiores cidades do mundo: fotos

Veja a tradução da música Gangnam Style, do rapper PSY: Gangnam Style: tradução

 

Top