Saiba mais sobre a cirurgia nos joanetes

Muitos indivíduos apresentam um osso saltado na lateral do pé e que ocasiona muita dor, em especial em quem faz uso de sapato fechado por muito tempo. Esse problema é denominado joanete e tem tratamento através de um procedimento cirúrgico. Saiba mais sobre a cirurgia dos joanetes.

O Joanete é um problema estético que atrapalha muitas mulheres. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre o joanete

De acordo com especialistas, o hálux valgo, conhecido como joanete, não é necessariamente um osso que cresceu ou surgiu, mas sim um desvio do primeiro osso metatarsiano (no dedão). Como resultado, ocorre uma saliência na região de dentro do pé, causada por questões genéticas ou mecânicas, como por exemplo, o uso de calçados inadequados.

Consequências do joanete

O joanete altera a pisada do indivíduo devido a dor ou mesmo pela própria desestruturação que o pé adquire com o impacto do uso dos sapatos. Isso ocorre quando o osso deforma e acaba mudando a base de apoio final, podendo até mesmo sobrecarregar o segundo dedo, ocasionando uma metatarsalgia de transferência (dor na face plantar central do pé).

Uma alteração óssea muito comum

Diferente do que muitas pessoas pensam, o joanete pode ser encontrado em outros locais, não somente no dedão do pé. De acordo com especialistas, esse problema também pode afetar o dedinho do pé esquerdo e ocasiona muita dor, assim como o outro tipo de joanete.

Recomendações importantes

Em alguns casos, o desvio e a saliência não causam dor, podendo ser possível realizar atividades físicas sem qualquer incomodo. O ideal é proteger a região para a deformidade não piorar e fazer um trabalho de fortalecimento muscular. Em outros casos, é importante que o indivíduo busque a orientação de um especialista, para avaliar a necessidade de realizar um tratamento cirúrgico.

O joanete pode alterar a pisada. (Foto: divulgação)

Tipos de tratamento

 Existem várias formas de tratamento para combater o joanete. Entre eles, podemos citar:

  • Fisioterapia para tentar aliviar as dores;
  • Utilizar próteses e separador de dedos, uma forma de mantê-los bem posicionados e retardar ou impedir a evolução do quadro. Vale ressaltar que isso que não corrige a deformidade;
  • Trocar os calçados diariamente para evitar o atrito em único ponto na pele.

 Saiba mais sobre a cirurgia

A cirurgia para correção do joanete teve diversas inovações nos últimos anos. De acordo com especialistas, as técnicas modernas são muito mais eficazes e dispensam o uso de gesso, facilitando a reabilitação do indivíduo. A queixa de dor durante o procedimento cirúrgico é mínima. Além disso, ela também minimiza as complicações por promover um período maior de analgesia. É importante mencionar que o indivíduo que for submetido à cirurgia, deve evitar o uso de sapato fechado até 40 dias após a realização do procedimento.

Os calçados inadequados podem piorar o problema. (Foto: divulgação)

O joanete é um problema muito comum em nosso meio. Após conhecer mais sobre a cirurgia do joanete, é importante buscar a orientação de um especialista para avaliar a necessidade de realizar o procedimento.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply