Saiba como vivem os Chimpanzés, hábitos e curiosidades

O chipanzé é o primata mais conhecido e popular entre as pessoas. O motivo é a grande inteligência, habilidade  e expressividade desses animais que…

Chimpanze (Foto:Divulgaçao)

O chipanzé é o primata mais conhecido e popular entre as pessoas. O motivo é a grande inteligência, habilidade  e expressividade desses animais que aprendem facilmente truques, o que faz com que eles sejam usados em espetáculos de circo, parques e até mesmo em filmes de comédia e aventura.  Saiba como vivem e o que fazem os chipanzés em seu verdadeiro habitat que é a natureza.
Os  chimpanzés vivem em selvas tropicais e savanas úmidas, bosques e florestas  e são mais comuns nas regiões da África Central e Ocidental. Um século atrás havia aproximadamente dois milhões naquela região, mas com a caça hoje estima-se que existem apenas cerca de 150.000 chimpanzés.  No seu habitat, esses animais vivem em bandos com cinco ou até mais de 100 indivíduos.

Machos e fêmeas

Os chimpanzés são a quarta maior raça de macacos do mundo em termos de tamanho. Adultos medem até 1 metro quando fêmeas e 1,4 metro quando machos, ambos podem pesar entre 40 e 70 kg.  Nos grupos os machos são dominantes sobre as fêmeas e macacos mais jovens. As fêmeas, passam a maior parte do tempo sozinhas e são mais reservadas.
No entanto, ambos possuem força superior aos seres humanos, corpos de pelagem grossa de cor marrom-escuro. Por possuirem polegares e dedos grande dos pés, eles têm a capacidade de segurar objetos com facilidade. Esses animais costuman se locomover pelo chão e são quadrupedes mesmo possuindo a habilidade de ficar sob duas pernas. Eles têm garande capacidade de escalar, pular e ficarem suspensos em alturas.

Chimpanzé e seu filhote (Foto:Divulgaçao)

Alimentação

Os chimpanzés  costumam ter uma alimentação variada e gostam de comer em cima de árvores, na sua dieta estão incluidos além de frutas muitas folhas, flores e sementes. Esporadicamente os macacos também comem pequenos animais, como formigas, cupins, vespas, larvas e até mesmo pássaros.
Esse animais ainda costumam transmitir entre gerações ensinamentos como técnicas para extrair cupins, utilizando gravetos e uso de pedras para abrir frutos e sementes duros.

Reprodução e tempo de vida

A puberdade desses primatas é alcançada com a idade de oito a dez anos. A gestação do macaco possui duração de oito meses. Os filhotes geralmente são desmamados com três anos de idade. No entanto, os macaquinhos seguem por vários anos mantendo uma relação próxima com a mãe.
Já o tempo máximo de vida de um chipanzé é de até cinquenta anos.

Chimpanzés sao animais muito inteligentes (Foto:Divulgaçao)

Disputa de poder

Em seu habitat os chimpanzés são territorialistas e agressivos. Os machos costumam se unir para liderar o grupo e até mesmo roubar a posição do líder. Vocalizações altas e agitações de galhos são as estratégias mais utilizadas para intimidar os rivais.

Outras curiosidades

Existem duas espécies de chimpanzés os chimpanzés-comuns (Pan troglodytes) e bonobos (Pan paniscus). O chimpanzé é um dos poucos animais que consegue reconhecer a própria imagem no espelho e  aprender certos tipos de linguagens, como a dos sinais.

Top