Saiba como viajar com animais de estimação

Quando a família toda precisa ou quer viajar vem a dúvida cruel: levar ou não os animais de estimação? Se a viagem for longa…

Quando a família toda precisa ou quer viajar vem a dúvida cruel: levar ou não os animais de estimação? Se a viagem for longa (mais de 3 dias) os bichinhos não poderão ficar sozinhos, pois precisam de carinho e comida, então fica a dúvida se eles viajam junto com os donos eu ficam em petshops especializados em cuidar dos animais temporariamente.

Viajando de ônibus ou avião com o animal de estimação

Algumas empresas aéreas e terrestres permitem que cães e gatos viajem com seus donos, cada uma tem suas restrições e é necessário ver o que é permitido por cada empresa. Normalmente são aceitos animais que pesem até 5 quilos e eles devem viajar junto com a bagagem em caixas que tenham espaço suficiente para eles ficarem em pé e se moverem. A TAM, por exemplo, só permite a viagem de animais no compartimento de cargas e sedados. Se o dono quiser levar o animal junto com ele é preciso torcer para o peso do pet, somado ao da caixa seja menor que dez quilos.

Atenção a algumas atitudes a serem tomadas antes da viagem:

Certificado Sanitário – exigido pelo Ministério da Agricultura em viagens nacionais, deve conter informações do animal (como nome, raça, carteira de vacinação dada por um veterinário do estado e se houver, o pedigree), dados sobre o dono também serão exigidos.

Vacinação – os animais precisam ter tomado vacinas anti-rábica e a tríplice. No documento que comprove é necessário constar o nome do laboratório, a data, a identificação do animal e do número de partida.

Animais recém-nascidos – os donos de animais que nasceram até 120 antes da viagem só precisarão apresentar um atestado de saúde.

Nas viagens internacionais o dono deve levar o certificado zoosanitário internacional (CZI), que pode ser emitido sem custos em postos do Ministério da Agricultura, mas precisa ser pouco antes da viagem, pois tem validade de apenas oito dias.

Viajar de navio com animal, pode?

As empresas de transporte marítimo não costumam permitir o embarque de animais, exceto quando há necessidade de cães treinados e que são guias de deficientes visuais. Para qualquer outro caso os bichinhos terão que ficar em terra firme.

Viagem de carro com animais de estimação

Os animais não vão parar quietos no automóvel, isso é normal, você deve tentar mantê-lo em caixas e com cinto de segurança (a multa para quem infringir a lei é a perda de quatro pontos na carteira mais multa). Para facilitar a viagem, pare um pouco a cada 2 horas e desça com os pets, apenas dê água, a ração pode enjoar e por isso, o animal deve comer somente duas horas antes da viagem.

Top