Saiba como usar o micro-ondas sem prejudicar a saúde

Atualmente o forno micro-ondas é muito utilizado. Por ser um eletrodoméstico que torna nossa vida muita mais prática, ele acaba tomando conta do nosso cotidiano.…

Atualmente o forno micro-ondas é muito utilizado. Por ser um eletrodoméstico que torna nossa vida muita mais prática, ele acaba tomando conta do nosso cotidiano. E como a vida tem se tornado cada vez mais corrida, ele acaba dando uma grande ajuda diminuindo o tempo que precisamos para cozinhar.

Será que isso faz mal à saúde? Não há estudos confirmando essa hipótese, ou seja, ainda não há uma resposta para essa pergunta.

Existem pesquisas tentando comprovar o malefício do equipamento. Algumas tentam mostrar que a utilização dele acaba diminuindo as propriedades nutritivas dos alimentos. Outras tentam mostrar que o uso do micro-ondas pode ser responsável pelo surgimento de alguns tipos de câncer, mas nada ainda comprovado.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA estabeleceu que a dissipação máxima de micro-ondas permitida por um forno é de 5 miliwatts por cm². Os fornos que temos no mercado atualmente, incluindo os de alta potência, têm uma taxa de dissipação em torno de 0.05 miliwatts.

Por via das dúvidas, o melhor é tentar utilizar o mínimo possível o forno de micro-ondas, e seguir algumas dicas para usá-lo da forma mais saudável possível e menos perigosa.

Como escolher o recipiente adequado?

Mesmo para um uso eventual, o forno de micro-ondas necessita que tomemos alguns cuidados importantes na sua utilização como:

1. Não utilize recipientes de alumínio – podem estragar o aparelho e provocar faísca além de provocar danos ao forno;

2. Não faça uso de recipientes com detalhes metálicos, pois prejudicam o desempenho do aparelho e também causam faísca;

3. Evite recipientes de plástico, pois eles liberam substâncias tóxicas (como a dioxina) quando esquentados, o que pode estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de câncer;

4. Procure utilizar recipientes de vidro refratário ou porcelana;

5. Não utilize embalagens totalmente fechadas – elas podem explodir.

Cuidados durante a utilização do aparelho:

1. Não ligue o aparelho quando estiver vazio;

2. Não utilize o micro-ondas caso esteja com algum dano nas dobradiças, no trinco ou na vedação da porta;

3. Alimentos com casca como batata, tomate e outros, devem ser perfurados antes de colocados no aparelho, pois podem explodir;

4. Ao aquecer alimentos para bebês e crianças, verifique se a temperatura não está muito alta, pois podem provocar queimaduras.

Dessa forma, você poderá usar o seu micro-ondas e cuidar da saúde de toda a sua família.

Top