Saiba Como Tirar Bilhete Único Estudante

O transporte público da cidade de São Paulo conta com um sistema de integração popular muito conhecido pelos paulistanos. É o Bilhete Único. “Com…

Por Redacao em 15/06/2011

O transporte público da cidade de São Paulo conta com um sistema de integração popular muito conhecido pelos paulistanos. É o Bilhete Único. “Com o Bilhete Único você pode fazer 4 viagens pelo custo de uma única tarifa e também possibilita integração com o Metrô e Trem”. Esta é a definição encontrada no site da SPTrans, responsável pelo bilhete e pelo sistema de transporte público na cidade.

Entre os tipos de Bilhete Único estão o Comum, o Estudante, o Vale-Transporte, Mãe Paulistana, Especial e Bilhete Amigão. As informações sobre cada um deles estão disponíveis no endereço www.sptrans.com.br/bilhete_unico.

Acerca do Bilhete Único Estudante, quem pretende solicitá-lo deve estar ciente de como ele funciona. O benefício é destinado a estudantes do ensino fundamental e médio (regular e supletivo); ensino superior (bacharelado, pós-graduação, mestrado e doutorado) e cursos técnicos e profissionalizantes. O benefício também permite que o estudante faça até quatro viagens no período de duas horas, tendo como custo apenas meia tarifa. O bilhete também é aceito nos ônibus urbanos da capital e em outros meios de transporte como os trens do Metrô e da CPTM.


Quem deseja obter o Bilhete único Estudante como benefício, deve estar matriculado em cursos reconhecidos pelo MEC, além de morar a uma distância superior a 1 km da Unidade de Ensino, sendo que, nesse trecho, uma linha de ônibus, Metrô ou CPTM devem operar na área e esteja dentro do percurso residência- escola do estudante. Alunos de outros formatos de cursos como pré-vestibular, técnicos e profissionalizantes não reconhecidos pelo MEC, estágios e etc., não têm direito ao benefício.

Para solicitar o Bilhete Único Estudante, faça a requisição através da unidade de Ensino, para que o envio dos seus dados cadastrais seja feito para a SPTrans, no ato da matrícula. Após isso, é só ligar para a Central de Atendimento, através do número 156, para conferir se os dados enviados foram aprovados. Se tudo der certo, basta acessar a Loja Virtual ou se dirigir até um dos Postos Autorizados da SPTrans, efetuar o pagamento do valor do Bilhete Único Estudante e entregar uma foto 3×4 recente. A emissão do cartão leva cerca de 20 dias, e ele pode ser retirado na própria instituição de Ensino.

Mais informações completas acerca da solicitação dos outros tipos de Bilhete Único, assim como a revalidação, estão disponíveis no site da SPTrans. Terminais, paradas e corredores, informações acerca dos passageiros especiais, projetos e ações, licitações e até o museu do transporte estão disponíveis através do menu principal de navegação no site. Eventuais dúvidas podem ser retiradas através do canal de atendimento, disponível no link www.sptrans.com.br/sac/, podendo ser feita por meio de chat online, solicitações e pelos números de telefones, também encontrados no site.

Outros serviços como Achados e perdidos, também estão disponíveis na mesma página de atendimento. Para outras informações e sugestões, os interessados podem ligar para o número 156.

Top