Saiba como ter uma conta corrente sem tarifas

Existem diversos tipos de contas bancárias, com pacotes de serviços diferenciados e você paga por alguns deles. Os universitários são um público que menos…

Por Élida Santos em 02/01/2012

Todos os bancos tem obrigação de fornecer contas correntes sem custo (Foto: Divulgação)

Existem diversos tipos de contas bancárias, com pacotes de serviços diferenciados e você paga por alguns deles. Os universitários são um público que menos paga por uma conta bancária, pois os bancos “descobriram” neles muito potencial de consumo, porém, por se tratar de pessoas que geralmente estão iniciando uma carreira profissional as instituições financeiras cobram uma tarifa de manutenção de conta básica, com custos que variam de R$ 4,00 a R$ 10,00; de acordo com o banco.

Porém, se você não é estudante e quer ter uma conta com baixo custo a situação não é tão simples assim, pois a maioria  dos bancos não possuem um pacote com custo mínimo. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o Banco Central do Brasil determina que todos os bancos disponibilizem para os seus clientes uma modalidade de conta corrente sem custos, com direito a um cartão de débito, quatro saques mensais, dois extratos realizados nos terminais de autoatendimento, compensação de folhas de cheque, consultas de informações sobre a conta por meio da internet e duas transferências de dinheiro, todas sem custo adicional.

Ao utilizar os serviços adicionais você paga taxa (Foto: Divulgação)

Para abrir uma conta gratuita é necessário solicitar ao seu gerente que efetue o procedimento exigido pelo Banco Central para a abertura de conta corrente. Se por acaso você tiver problemas com o banco na hora de abrir a conta corrente gratuita entre em contato com a ouvidoria da instituição financeira, que certamente irá auxiliá-lo. Com relação a conta gratuita, para que ela valha a pena é necessário ficar atento para não exceder ao pacote de serviço fornecido gratuitamente, pois o banco tem direito de cobrar taxa de acordo com os serviços excedentes.

O banco Itaú oferece uma conta online gratuita (Foto: Digital)

O banco Itaú, por exemplo, fornece uma modalidade de conta corrente que é gratuita, onde o cliente não paga tarifação para consultas online e procedimentos realizados por meio da internet e pelo autoatendimento. A Iconta é uma novidade da instituição financeira, que não cobra taxa para os clientes que a possuem, porém, essa modalidade de conta corrente não dá direito ao cliente de utilizar os serviços do gerente da conta, ou seja, sempre que o cliente precisar de auxílio do gerente será cobrado uma taxa adicional. Essa modalidade é interessante para as pessoas que tem o hábito de utilizarem a internet como ferramenta de serviço em todos as âmbitos. Se você se interessou pela conta vá até uma agência do banco Itaú e solicite, ou se você quer uma conta gratuita solicite em qualquer banco e aproveite.

Top