Saiba como surgiu o dia das crianças

A ONU – Organização das nações Unidas – reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança por causa da Declaração…

A ONU – Organização das nações Unidas – reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança por causa da Declaração dos Direitos da Criança que foram aprovadas nesta data. Mas cada país possui a sua própria data de comemoração ao dia dos pequenos.

O dia das crianças no Brasil, foi criado na década de 20, pelo então deputado federal Galdino do Valle Filho, que sugeriu criar um dia para homenagear as crianças brasileiras. O presidente do país naquela época, Arthur Bernardes, aprovou o decreto nº 4867 no dia 05 de novembro de 1924, que regulamentava a data de 12 de outubro como o “Dia das Crianças” oficial do Brasil.

Apesar do decreto, a data só passou a ser comemorada 40 anos após sua criação, quando a empresa Johnson & Johnson se uniu a fábrica de brinquedos Estrela para lançar a “Semana do Bebê Robusto” em busca de um aumento nas vendas.

Devido ao grande sucesso da estratégia das duas empresas, outras companhias adotaram a ideia, tornando o dia 12 de outubro, o dia mais esperados pelas crianças e comerciantes brasileiras, onde os pequenos ganham muitos presentes e os comerciantes e fabricantes de brinquedos vendem muito mais.

Dias das Crianças no Mundo

Cada país comemora o dia da criança em uma data diferente. Em Portugal, Moçambique, Camboja, Mongólia, Laos e China o dia dos baixinhos é comemorado no dia 01 de junho, e na Índia, em 14 de novembro.

O Japão comemora o Tango no Sekku – Dia dos Meninos -, no dia 05 de maio. Onde as famílias aproveitam um banquete com bolo de arroz recheados de feijões e depois exibem os tradicionais capacetes de guerra, uma tradição para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Já o dia das meninas, 03 de maio é comemorado com a festa das bonecas.

Na Nova Zelândia o dia das crianças é sempre no último domingo do mês de outubro, data em que as crianças homenageiam algum dos animais nativos do país. A comemoração na Índia ocorre no dia 14 de novembro, data em que Jawaharlal Nehru nasceu. Nehru foi o primeiro ministro que o país teve após a independência do Reino Unido, e por isso foi escolhido para representar o dia dos pequenos.

A única vez em que o dia da criança foi comemorados por todos os países do mundo foi somente em 1 de junho de 1950. O que muitos não sabem é que existe o Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV, comemorada no segundo domingo de dezembro. Nesta data mais de 2 mil emissoras de radio e TV espalhados por 170 países no mundo abrem suas portas para que crianças aprendam e participem dos programas.

 

 

Top