Saiba como solicitar seu cartão do SUS

Saiba como solicitar seu cartão do SUS. Para ter atendimento em qualquer unidade pública de saúde é necessário portar o cartão SUS. O Cartão…

Por Redacao em 22/07/2014

Saiba como solicitar seu cartão do SUS. Para ter atendimento em qualquer unidade pública de saúde é necessário portar o cartão SUS. O Cartão Nacional de Saúde possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. O cadastramento é o processo de identificação dos usuários do SUS e seus domicílios de residência. Por meio desse cadastramento, será criada a base de dados, para identificação de todos os usuários do SUS do país.

Confira Exames realizados pelo SUS

Saiba como solicitar seu cartão do SUS - É necessário que qualquer cidadão porte o cartão do Sistema Unificado de Saúde (Foto: Divulgação)

Saiba como solicitar seu cartão do SUS

O cartão SUS é essencial para qualquer consulta ou emergência no sistema público de saúde. Ele armazena todos o dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, data, horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados, procedimentos realizados e profissionais envolvidos.

Se você, por algum motivo, não têm certeza se já está cadastrado no SUS, é possível saber ao certo no site do portal do cidadão por nome ou pelo número do cartão.

Entenda por que jejum engorda

Para solicitar o cartão SUS basta se dirigir até uma unidade de saúde mais próxima de sua residência portando: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e número de PIS/PASEP (se tiver). O cartão SUS é feito por funcionários da unidade de saúde em poucos
minutos através do Cadweb. O cadastro é feito em hospitais, clínicas, postos de saúde ou locais definidos pela secretaria municipal de saúde.

Você pode solicitar o cartão SUS em uma unidade de saúde perto da sua casa ou pode adiantar o processo pela internet antes (Foto: Divulgação)

É recomendável que você mude o endereço cadastrado caso mude de cidade. Se você perdeu o cartão e precisa de uma 2 via cartão SUS, será necessário basicamente o mesmo procedimento, documentos como: CPF, RG e se dirigir a uma unidade de saúde para novo credenciamento.

Em poucos minutos o operador do sistema cadweb realizará a impressão de um novo cartão para uso. Também é possível conseguir a 2 via cartão sus online. Na página é só efetuar o login com seus dados de acesso (Nome, CPF, nome da mãe, data e município de nascimento) e imprimir um novo protocolo para solicitação do cartão SUS.

Solicitar cartão SUS online

Na internet você pode fazer o pré-cadastro do cartão SUS, economizando tempo de espera em que o funcionário estaria inserindo todos seus dados. Ao final do cadastro, será emitido um protocolo, após isso basta comparecer na Unidade de Saúde municipal que tem a tarefa de emitir o Cartão SUS, portanto RG, e concluir o cadastro – seus dados serão conferidos e o cartão será entregue na hora. Veja abaixo os passos para solicitar cartão SUS online:

 Veja Dicas para levar uma vida mais saudável

Para começar o processo de solicitação do cartão SUS pela internet é necessário clicar onde a seta está apontando (Foto: Divulgação)

  1. Acesse o site eletrônico do portal do cidadão onde é feito pré cadastramento. Quando você acessar, o seu navegador pode identificar problemas com certificado de segurança e recusar o acesso. Nesse caso,permita o acesso e adicione a exceção. Clique onde indica “Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS”
  2. Preencha o formulário localizado à direita como mostrado na imagem abaixo.
  3. Em seguida clique em cadastrar.Forneça as outras informações solicitadas e no final clique em GRAVAR.
  4. Após esse processo de cadastramento será gerado um documento que contém um número de protocolo.
  5. Você deve imprimir esse documento e levá-lo até o local competente para emissão do cartão SUS designado pela Secretaria de Saúde do seu Município.

Top