Saiba como secar leite materno

A amamentação materna é muito importante para prover a saúde do bebê, criar intimidade entre mãe e filho. De acordo com os especialistas, é…

A amamentação materna é muito importante para prover a saúde do bebê, criar intimidade entre mãe e filho. De acordo com os especialistas, é ideal que o bebê seja amamentado desde o nascimento até os dois anos de idade. No entanto, após esse período, muitas mães não sabem o que fazer com o leite que continua sendo produzido. Conheça abaixo algumas dicas de como secar o leite materno.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o leite materno. 

Antes de parar de amamentar o bebê é ideal buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

 

A orientação de um especialista é essencial

Grande parte das mulheres que já passaram pelo período da amamentação continuam produzindo leite, o que pode se tornar um incômodo. Isso porque ele acaba causando desconforto, dor e até manchando as roupas. Por isso, é importante que a mulher saiba a hora e a forma certas para secar o leite.

A  secagem do leite materno pode ocorrer através do uso de alguns produtos. No entanto, o ideal é que ele seque de forma fisiológica, sem a necessidade de ajuda. Independente do período, é essencial que a mulher busque a orientação de um médico de confiança e siga corretamente as indicações desde o início da amamentação. É dessa forma que ela previne complicações referentes ao leite empedrado e outros problemas.

Saiba qual o momento ideal para parar de amamentar

Em alguns casos, mesmo quando a criança atinge os dois anos de idade, a mãe continua a fornecer o peito. Quando isso ocorre, é muito importante que o pediatra escolha minuciosamente o momento ideal para interromper o aleitamento materno, evitando transtornos para mãe e filho. Se o pequeno não cessar a amamentação e procura pelo peito materno, existem algumas dicas que podem ajudar a acabar com o problema, confra.

O uso de compressas no peito ajuda no processo de secagem do leite materno. (Foto: divulgação)

Aprenda a secar o leite materno

Antes de iniciar o processo de secagem do leite materno, é ideal buscar a orientação de um especialista. Confira dicas de como secar o leite.

  • Aplique compressas geladas sobre as mamas várias vezes ao dia. É importante ressaltar que a aplicação das compressas não devem ultrapassar 15 minutos, de forma a evitar qualquer dano na pele. Além disso, a mulher deve colocar um pano, evitando a aplicação do gelo diretamente sobre as mamas;
  • Enfaixe as mamas e comprima-as contra o tórax algumas vezes ao dia. No entanto, a força de compressão deve ser moderada, evitando qualquer tipo de trauma nas mamas;
  • O médico pode orientar o uso de alguns medicamentos que colaboram com a secagem do leite. É imprescindível que a mulher busque a orientação do seu ginecologista para melhores orientações.
Continuar Lendo  Hotéis Baratos em Londrina PR

Buscando um banco de leite

Uma das melhores maneiras de facilitar a secagem do leite é doá-lo aos bancos de leite. Além de ser um lindo ato de solidariedade, a doação traz alguns benefícios à vida da mulher. Para saber onde tem um banco de leite próximo, basta buscar a orientação no posto de saúde.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê. (Foto: divulgação)

O leite materno é o melhor alimento para o bebê, mas existe um limite. A criança deve ser amamentada desde o nascimento até, no máximo, os dois anos de idade. Após esse período, a mulher pode buscar a orientação de um especialista e iniciar o processo para a secagem do leite materno.

Saiba como doar o leite materno. 

Top