Saiba como se preparar para os concursos federais Saiba como se preparar para os concursos federais

Saiba como se preparar para os concursos federais

Muitas pessoas se preparam diariamente para prestar um concurso público, isso porque um cargo em um órgão público significa estabilidade financeira e plano de…

Por Élida Santos em 18/11/2011

Muitas pessoas se preparam diariamente para prestar um concurso público, isso porque um cargo em um órgão público significa estabilidade financeira e plano de carreira garantido, dependendo do seu desempenho. Mas, a concorrência é grande e por isso mesmo que a preparação é fundamental. Para não perder boas oportunidades, também, é importante acompanhar a publicação dos editais.

Para 2012, muitos concursos são esperados, entre eles estão os órgão ligados a Previdência. Para o INSS, está confirmado que haverá um concurso que recrutará cerca de 1.500 pessoas de nível médio e 375 peritos médicos. O edital deve ser publicado no dia 23 de dezembro. No caso desse concurso, a preparação deve envolver disciplinas de raciocínio lógico, português, informática, matemática, atualidades, noções de direito administrativo e previdenciário, além de ética.

Outro concurso que já possui pedido de abertura é para a Polícia Federal. O pedido foi protocolado em 2010, mas aguarda autorização. A solicitação é para o que haja processo de seleção para 381 vagas de agente administrativo (único cargo para nível médio), 362 de escrivão, 396 agentes da Polícia Federal, 150 vagas de delegado e 116 vagas de papiloscopista.

O concurso não tem data para acontecer, mas você já pode começar a se preparar, estudando matérias (para nível superior) de direito constitucional, português, direito penal, direito processual penal, direito administrativo, raciocínio lógico, informática, atualidade e raciocínio lógico. Para quem pretende prestar para as vagas de nível médio, a preparação é diferenciada. Estude informática, português, direito administrativo e direito constitucional. E se houver testes físicos, prepare-se . Veja como foi em concursos anteriores e treine desde já.

Muitos outros concursos  abrirão inscrições em 2012, especule se o concurso de seu interesse tem possibilidade de recrutar o ano que vem. Leia os editais e veja o que “caiu” nas provas em anos anteriores, para estudar, inclusive baixe as provas anteriores disponíveis em sites e veja apostilas desse concurso. Se o processo de seleção tiver testes físicos, comece a se condicionar para não “morrer na praia”. Em caso de concursos com testes físicos, não adianta passar na prova escrita e ser reprovado no teste físico.

Top