Saiba como se preparar para a gravidez

Logo após a decisão de ter o primeiro filho, é ideal que a futura mamãe siga alguns cuidados para os nove meses de gestação sejam saudáveis tanto para a mãe, quanto para i bebê gerado. Saiba como se preparar para a gravidez.

Realizar consulta com ginecologista é essencial para uma gestação tranquila. (Foto: divulgação)

Cuidados com a gravidez

É muito importante que a futura gestante siga os cuidados que serão descritos abaixo, antes de engravidar. Como já foi mencionado, eles ajudam a futura mamãe a ter uma gestação saudável, prevenindo qualquer problema futuro ao bebê gerado.

  • Consulte um ginecologista – logo após a decisão de ter o primeiro filho, a mulher deve buscar a orientação de um ginecologista. Através do acompanhamento do especialista, ele poderá avaliar tanto a saúde da mãe, quanto a do bebê.
  • Ingestão do ácido fólico – os especialistas afirmam que a mulher deve ingerir essa vitamina que faz parte do complexo B, em torno de, três meses antes da concepção. Esse cuidado evita problemas de desenvolvimento do sistema nervoso central e da coluna vertebral do bebê.
  • Calendário vacinal em dia – entre as principais vacinas que a futura gestante deve ter em dia, estão a anti-rubéola e a anti-tétano.
  • Peso ideal – é importante que a futura gestante esteja no peso ideal, antes de engravidar. Isso porque o sobrepeso pode trazer alguns problemas para a criança e ainda, pode deixar a mulher mais desconfortável durante a gestação.

    Saiba como se preparar para a gravidez. (Foto: divulgação)

  • Atividade física – caso a mulher não seja adepta de atividades físicas, é importante começar a se exercitar. Além de ajuda-la a manter o corpo em dia, ainda colabora com uma gravidez saudável.
  • Abandone o tabagismo – caso a futura gestante tenha o hábito de fumar, é importante que ela abandone-o. Isso porque o tabagismo prejudica o desenvolvimento do bebê, além de aumenta a chance de parto prematuro.
  • Visite o dentista – é importante que a futura gestante realize um check-up nos dentes, antes de engravidar. Isso evita que os desconfortos dentários se tornem amis sérios, durante os nove meses da gestação. Além disso, na gestação, devido as alterações hormonais, é normal a mulher ter problemas dentários.
  • Evitando o estresse – a mulher que deseja engravidar, deve evitar o estresse diário. Isso porque, de acordo com especialistas, o estresse pode provocar o parto prematuro e ainda pode atrapalhar o sucesso da concepção.

    Saiba mais sobre as vitaminas que devem ser ingeridas antes da gestação. (Foto: divulgação)

A gravidez é um momento muito esperado por muitas mulheres. No entanto, para que a gestação seja saudável, é importante que e mulher conheça os cuidados que devem existir antes da concepção. Após conhecer como se preparar para a gravidez, basta seguir as orientações para ter uma gravidez saudável.

Reply