Saiba como receber o IVA das compras

Todo brasileiro, que pode viajar para o exterior para passar férias ou até mesmo para morar em outros países, sabe que uma das melhores…

Todo brasileiro, que pode viajar para o exterior para passar férias ou até mesmo para morar em outros países, sabe que uma das melhores ocupações a serem feitas são as compras. Esta é a principal e tarefa preferida entre a maioria dos turistas brasileiros que, além de conhecerem as cidades mais belas do mundo, podem adquirir produtos, de última geração, que muitas vezes ainda não são vendidos aqui no Brasil.

Todo brasileiro que pode viajar para o exterior sabe que uma das melhores ocupações a serem feitas são as compras (Foto: Divulgação)

Além do que se pode comprar no exterior, o que, certamente, deixa os brasileiros felizes é a possibilidade de receber (de volta) parte do dinheiro gasto nas compras. Isto só é possível porque em alguns países existem normas que enfatizam a devolução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para os turistas.

Mas, o que é IVA? É um imposto  cobrado nos produtos vendidos aos turistas. Salientamos que muitos países já trabalham com este tipo de imposto. O Governo vê nesta forma de devolução uma maneira de atrair ainda mais a atenção dos turistas. A partir do momento que um país devolve parte do valor cobrado em um produto, ele mostra que vale a pena o cliente voltar ao país e nas lojas, em que fez as compras, em outras oportunidades.

O IVA é um imposto cobrado nos produtos vendidos aos turistas. Muitos países já trabalham com este tipo de imposto (Foto: Divulgação)

Para conseguir a devolução do dinheiro do IVA, o primeiro passo a ser tomado é passar no aeroporto, no balcão da alfândega, levando consigo todos os produtos (os mesmos devem estar em suas respectivas embalagens originais e, se possível, lacrados e com as notas fiscais). Em alguns países, as notas podem ser apenas formulários específicos sobre os produtos, mas, eles têm o mesmo valor que a nota fiscal. Depois, basta aguardar a análise feita pelos funcionários da alfândega para que todo o processo seja concluído com sucesso.

Leia Também:  A partir de hoje retirada do visto para EUA fica mais rápida e barata

Caro leitor é importante conhecer os países onde este tipo de devolução pode ser feita, para evitar qualquer tipo de problema ou mal-entendido. Nos Estados Unidos, por exemplo, em apenas dois estados é possível ter o reembolso do IVA. Um deles é o estado do Texas, onde o imposto é de 8%. Neste caso, para reaver o imposto você deverá preencher o formulário no quiosque da empresa Tax Refund,  no aeroporto dos EUA. No Canadá, outro destino de muitos turistas, a devolução é de 7% a 15% para produtos de consumo duráveis. Além disso, o país ainda reembolsa parte do imposto pago sobre hospedagens feitas por um período inferior a um mês.

Vai viajar? Pretende fazer compras? Não esqueça de cobrar o reembolso do IVA.

Top