Saiba como planejar as compras de Natal

Com a chegada do natal, o espírito natalino toma conta das pessoas e faz com que elas abram de fato o bolso, e presenteiem…

Com a chegada do natal, o espírito natalino toma conta das pessoas e faz com que elas abram de fato o bolso, e presenteiem as pessoas queridas da família, do trabalho, os amigos, enfim, é tempo de comemorar, entretanto, muitas pessoas se esquecem que apesar das boas intenções, a hora de arcar com os gastos chega, e começar o próximo ano no vermelho é uma péssima pedida.

Algumas dicas podem ser seguidas para não se descontrolar na hora de fazer as compras do Natal, e são passos bem simples que podem evitar muita dor de cabeça futuramente. E a palavra que define bem como não extrapolar nas compras de fim de ano é PLANEJAMENTO.

Defina a verba disponível para as compras de Natal:

Saber o quanto se pode gastar sem comprometer o orçamento mensal é fundamental para manter o controle nas compras de Natal. Tenha os valores reais do dinheiro disponível, e faça com que as compras de natal se adéquem a quantidade de verba livre.

Determine os presenteados:

Sim, é preciso escolher quem serão os escolhidos por você para serem presenteados, pois desta maneira a sua compra fica direcionada e é fácil evitar gastos desnecessários, como aquele presente que talvez você nem entregue, ou aquela pessoa que não deveria estar na sua lista, e por impulso foi comprado algo para ela, enfim, saber quem são de fato os felizardos para estarem em sua lista de presentes também é um passo muito importante. Escolher o valor do presente de acordo com a importância da pessoa não é deselegante, pelo contrário, é possível demonstrar carinho por pessoas mais distantes com presentes mais simples.

É muito importante delimitar os presenteados. (Foto: Divulgação)

Se antecipe nas compras de Natal:

Antecipar as compras evita as tradicionais correrias no final do ano, e logo evitam o mal planejamento, e a afobação clássica de quem deixa tudo para a última hora. Se estiver no comércio, e visualizou algo do qual um escolhido para ser presenteado gostaria muito, compre, mesmo que ainda falte o tempo para a data festiva. Desta forma as preocupações vão diminuindo e fica mais fácil manter a calma na hora de gastar o dinheiro disponível para o fim de ano.

Planeje, pesquise e por fim compre os presentes de Natal, tudo com antecedência. (Foto: Divulgação)

Planeje seus gastos, e poupe dinheiro:

Ter uma média do quanto irá gastar no final do ano evitar começar o ano devendo. Se possível for, poupar dinheiro antecipadamente, e pensando no natal é extremamente compensador, economicamente falando. Ao chegar à data, é possível estar com uma verba razoável, e o melhor, sem comprometer de nenhuma maneira o orçamento mensal, deixando o consumidor mais a vontade para fazer as compras de fim de ano.

 


Top