Saiba como otimizar seu tempo no trabalho

PUBLICIDADE
Saber examinar o grau de importância das atividades do dia, de acordo com as metas e tática da corporação, é fundamental para a boa supervisão do tempo.

Deixar para resolver questões particulares depois do expediente e saber quando rejeitar uma proposta do chefe podem auxiliá-lo a aprimorar seu tempo e a acelerar a produtividade. “Há aquelas pessoas que ficam navegando na internet, que ligam para agendar uma consulta médica no meio de uma crise na empresa etc. Essas atividades não fazem parte da rotina e nem das metas da companhia.” diz Lilican Delamico coordenadora de treinamento e desenvolvimento do Grupo Nova Visão Humana. Segundo ela, é preciso avaliar quais são as prioridades da ocasião.

Atender todas as solicitações, é outro ponto importante e que influencia na má administração das tarefas no trabalho. “Falo isso porque a situação prejudica não só o indivíduo – pois ele começa a aceitar mais trabalho do que ele consegue executar – quanto os outros, que passam a contar com a entrega dele. Isso acaba prejudicando o todo”, afirma com Alexandre Rangel, sócio fundador da consultoria Alliance Coaching. De acordo com o profissional, não saber recusar nenhuma tarefa também é um grande desperdiçador de tempo.

“Não atender a determinado pedido não quer dizer que está deixando de ser atencioso e participativo com a empresa. Significa que você está informando o seu limite naquele momento e dando oportunidade para o outro procurar ajuda. É saber dizer não com coerência”, acrescenta Rangel.

PUBLICIDADE

Organização

Atender todas as solicitações, é outro ponto importante e que influencia na má administração das tarefas no trabalho.

O fato de o profissional não dar conta de todas as tarefas que precisa realizar é sinal de que ele não está obtendo “a disciplina necessária para executar e finalizar suas tarefas.” Como solução, o especialista adverte que o funcionário deve dar uma atenção especial para organização de seu dia a dia.

“Muita gente se assusta com a ideia do planejamento. Mas ele é fundamental. É importante o estabelecimento de metas e o cumprimento delas. O que eu vou fazer amanhã das 9h às 10h, das 10h às 11h e assim por diante”, explica Rangel.

O profissional deve entender que ele pode empregar dois tipos de ferramenta a sua disposição: a mestre as auxiliares.

Saber examinar o grau de importância das atividades do dia, de acordo com as metas e tática da corporação, é fundamental para a boa supervisão do tempo. “No primeiro momento parece que perdemos uma hora do nosso dia para nos organizarmos, mas isso ajuda muito no decorrer das atividades.” acrescenta Lilian Delamico.

O profissional deve entender que ele pode empregar dois tipos de ferramenta a sua disposição: a mestre as auxiliares. “A ferramenta mestre é a própria pessoa. Com a autodisciplina, o profissional consegue se organizar e gerenciar suas tarefas diárias. Em segundo lugar, vem as ferramentas auxiliares que são, por exemplo, programas de computadores e smartphones que ajudam nesse planejamento diário.”

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.