Saiba como melhorar o desempenho na corrida

Na hora de começar a corrida, ter as pernas fortes e o coração saudável faz toda a diferença. No entanto, não podemos deixar de…

Na hora de começar a corrida, ter as pernas fortes e o coração saudável faz toda a diferença. No entanto, não podemos deixar de lado uma parte do corpo que também é muito importante, os pulmões. Isso porque se a força deles for limitada, o cansaço aparece mais cedo e a distância percorrida, com certeza será menor. Tendo isso em vista, separamos algumas dicas de como melhorar o desempenho na corrida.

Saiba mais – A corrida é o melhor esporte para perder barriga.

Antes de iniciar a prática da corrida, realize alongamentos. (Foto: divulgação)

Realize a corrida regularmente

A regularidade da corrida faz com que o corpo de acostume com o esforço e consiga progredir. Algumas pessoas não praticam atividade física e, por isso, tem menos fôlego na hora de praticá-las. Para que a capacidade física melhore com o tempo, o ideal é que o indivíduo realize exercícios físicos regularmente. Além disso, procure estabelecer uma programação com horários certos.

Vá com calma

Quando o indivíduo exige mais do que seu corpo aguenta, não há fôlego que resista. A melhor maneira para alcançar o ritmo ideal é iniciar a corrida com velocidades reduzidas. Isso porque através de corridas longas e lentas, é possível promover uma hipertrofia cardíaca, o que colabora com a respiração adequada.

Intercale a corrida com caminhadas

Intercalar séries de corrida com caminhadas permite uma maior percepção do esforço físico e um tempo maior para recuperar o fôlego. Isso colabora com a melhora do condicionamento físico, assim como aumenta o desempenho da corrida. Dessa forma, aos poucos é possível aumentar o tempo da corrida e diminuir o tempo de caminhada.

Leia Também:  Novas Regras Ortográficas: “Acento Diferencial”

Realize a respiração de maneira correta

Quando você se torna ofegante, a respiração deixa de ser automática. É essencial que se controle o movimento de entrada e saída de ar para que a respiração não fique acelerada demais durante a corrida. É preciso ter um maior controle da respiração durante a corrida, algo que faz uma grande diferença na hora da prática do esporte.

A corrida traz grandes benefícios a saúde do indivíduo que a pratica. (Foto: divulgação)

Realize outros tipos de exercícios físicos

Em alguns casos, o indivíduo acredita que a corrida não é suficiente para melhorar o fôlego. Por isso, alguns optam pela realização de outros exercícios físicos que também melhoram a capacidade respiratória. Entre as opções podemos citar: natação, treinamento de circuito, vôlei, futebol, tênis e ciclismo.

Inicie o treino com velocidade reduzida

Mesmo que seu organismo esteja acostumado com corridas com maior velocidade, é preciso aquecer o corpo antes de iniciar o treino. Além disso, especialistas recomendam alongar antes de iniciar a corrida. Isso tudo colabora com um maior rendimento e ainda livra o corpo de possíveis lesões.

Cuide dos pulmões

O vício do cigarro é um dos maiores vilões do folego. Isso porque o cigarro contribui com a diminuição da capacidade respiratória por prejudicar a função dos alvéolos pulmonares responsáveis pela absorção do oxigênio.

Intercale a corrida com caminhadas. (Foto: divulgação)

Para melhorar o desempenho da corrida é necessário realizar algumas mudanças de hábitos. Após conhecer algumas dicas de como melhorar o fôlego para a corrida, basta coloca-las em prática e obter os benefícios.

Conheça os benefícios da musculação para o corpo.

Top